Os moradores de Buriticupu estão preocupados com as enormes crateras que se formam no município que fica a cerca de 400 km de São Luís, no Maranhão. Pelo menos 26 ‘voçorocas’, como são chamadas as crateras, se abriram e já causaram mortes.
Mas, o problema não é de hoje: há cerca de 30 anos estes fenômenos preocupam os moradores. No dia 9 de maio, por exemplo, uma casa foi ‘engolida’ por uma das voçorocas, no bairro Vila Isaías. Segundo o Corpo de Bombeiros, as pessoas já tinham deixado as residências em toda a rua após um alerta e não houve vítimas.
Ver essa foto no Instagram
O que são voçorocas?
As voçorocas são o nome científico do fenômeno erosivo que atinge o lençol freático e Buriticupu. Lá está uma das maiores concentrações do fenômeno no país.
De acordo com Marcelino Silva Farias, professor do departamento de Geociência da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) ouvido pelo G1, a universidade alertou as autoridades, por meio da publicação de artigos em revistas, sobre o problema. Ele critica a falta de planejamento no modelo de urbanização diante do antigo problema das voçorocas.
“Poderia ter sido feito, antes que eles surgissem, deveria ter tido um planejamento adequado para a cidade. E posteriormente um planejamento adequado para a cidade. Surgiu um problema, vamos conter”, conclui o professor.