O Ministério da Gestão divulgou nesta quinta-feira (23) a nova data do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), conhecido informalmente como o “Enem dos concursos”. As provas estão marcadas para 18 de agosto, e serão aplicadas em 228 cidades brasileiras.
A avaliação iria acontecer em 5 de maio, mas foi adiada por conta das chuvas e enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul.
O concurso conta com 2,1 milhões de pessoas inscritas, que concorrem a 6.640 vagas espalhadas por 21 órgãos do governo. O Ministério da Gestão informou que um novo cronograma será divulgado em breve.
Após o cancelamento da primeira data da avaliação, todos os malotes das provas foram recolhidos e checados individualmente. De acordo com o órgão, não houve nenhuma violação ou acesso indevido aos documentos. O próximo passo, portanto, é a discussão interna para estabelecer os locais de prova.
Cartão de Prova
Candidatos podem ver sua inscrição e local de prova através de um cartão de confirmação que será divulgado a partir do dia 7 de agosto.
Para cidadãos do Rio Grande do Sul, o Ministério de Gestão promete uma intervenção especial para garantir que todos os inscritos tenham acesso à prova. Os candidatos do RS devem conferir seus cartões de prova para verificar se o local do teste permance o mesmo ou foi alterado.
Será possível acessar as informações na Área do Candidato da página em que o cidadão fez sua inscrição. O login é feito com os dados da conta oficial GOV.BR.
Instruções para o ‘Enem dos Concursos’
No dia da prova, o inscrito pode levar sua identidade de forma digital. Para isso, deve acessar o aplicativo durante o processo de identificação. É importante já ter o app baixado no celular antes da hora da avaliação.
O ministério recomenda o uso de roupas e sapatos confortáveis por causa dos turno de aplicação e o longo período de tempo sentado.
Os candidatos terão acesso a envelopes para guardar materiais e celulares. Dispositivos eletrônicos devem ser desligados. Depois de selados, os envelodpes ficarão embaixo da carteira do inscrito. Só é permitido abrir o envelope depois de entregar a avaliação e ir ao lado de fora do local de aplicação.