Novidade no país

Entenda a tecnologia 5G que estreia em Brasília nesta quarta-feira

Após a implementação em Brasília, as cidades de Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo serão as próximas a receber a tecnologia.

entenda-a-tecnologia-5g-que-estreia-na-capital-brasilia-nesta-quarta-feira
(Créditos: Getty Images)

A tecnologia 5G chega nesta quarta-feira (6) em Brasília. A capital federal é a primeira cidade do país a ter o sinal da nova internet móvel. A expectativa é que todas as capitais tenham a tecnologia liberada até 29 de setembro.

Publicidade

Em algumas regiões do país, o 5G já compartilha a faixa de transmissão com o 4G, fazendo com que ele não seja pleno. A partir desta quarta-feira, isso mudará, com uma faixa de transmissão dedicada especificamente para essa tecnologia. Após a implementação em Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo serão as próximas cidades a receber a tecnologia.

Os países que contam com a tecnologia mais avançada, chamada de 5G “standalone” (SA), “autossuficiente” ou 5G “puro”, são poucos.  O país com a maior velocidade  de 5G é a Coreia do Sul, que tem média de download de 406 megabits por segundo. Uma das principais diferenças do 5G para o 4G e as outras tecnologias é a velocidade. De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Internet (Abranet), Eduardo Neger, isso permite uma resolução e qualidade melhores de imagem e som em vídeos.

Outra mudança apontada pelo especialista é referente à baixa latência. “A latência é um atraso no tempo de resposta de um aparelho, aplicativo ou site. Quando a resposta da rede é mais rápida, você consegue fazer coisas como cirurgias a distância ou operar máquinas e veículos autônomos”, disse Neger.

De acordo com o conselheiro e vice-presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Moisés Moreira, “a tecnologia não será mais cara aos usuários [que já possuem 4G]”. Os smartphones aptos a utilizarem o 5G poderão se beneficiar das novidades da tecnologia, como maior velocidade e resposta de rede mais rápida.

Publicidade

Publicidade