A Força Aérea Brasileira (FAB) enviou dois helicópteros para auxiliar no resgate dos atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul (RS), na região de Santa Maria, nesta noite de terça-feira (30). O estado já registra oito mortes por conta das fortes chuvas, e 21 pessoas ainda seguem desaparecidas.
A FAB colocou dois helicópteros H-60 Black Hawk, do Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5°/8° GAV), lotado na Base Aérea de Santa Maria (BASM), à disposição das buscas. A operação conta com auxílio de óculos de visão noturna (NVG) por conta das condições meteorológicas.
De acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil Nacional, oito pessoas morreram por conta das chuvas, 11 ficaram feridas e 21 ainda estão desaparecidas.
Enchentes e temporais no RS: veja os números
Até a última atualização, mais de 19 mil pessoas foram afetadas em razão dos temporais em 103 municípios do RS; mais de mil pessoas estão desabrigadas e outras 1.130 foram desalojadas.
O governador Eduardo Leite (PSDB) determinou a intensificação dos esforços para resgatar famílias ilhadas, com atenção especial ao município de Candelária, que se encontra em estado crítico, segundo a Defesa Civil. Além da FAB, aviões da Brigada Militar e da Polícia Civil também vão atuar nos resgates.
O governo do estado estabeleceu um gabinete de crise por conta das fortes chuvas. Segundo o governo do estado, o foco das equipes de apoio no momento é o resgate de famílias que estão isoladas pelas inundações.
Começamos o dia com a triste notícia de que já são 8 mortes causadas pelo temporal desta semana no Estado. Seguimos trabalhando intensamente para localizar os desaparecidos e garantir a segurança das comunidades em áreas de risco. Infelizmente, ainda há previsão de mais chuva.
— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) May 1, 2024