Tráfico de drogas

FAB detém avião e apreende 500 kg de cocaína

O avião entrou no espaço aéreo brasileiro pelo Mato Grosso do Sul. Agentes solicitaram uma mudança de rota e um pouso obrigatório, mas a aeronave não atendeu às ordens.

FBA detém avião e apreende 500 kg de pasta base de cocaína
Drogas apreendidas em operação da FBA (Crédito: Divulgação/ Polícia Federal)

A Força Aérea Brasileira (FAB) apreendeu um avião de pequeno porte neste domingo (3), que entrou no espaço aéreo brasileiro sem autorização. A ação fez parte da Operação Ostium, que opera na fronteira. Enviaram duas aeronaves A-29 Super Tucana para atuarem na situação.

Publicidade

De acordo com comunicado da FAB, o avião entrou em espaço brasileiro pelo Mato Grosso do Sul. Foi feito o pedido para que a aeronave realizasse uma mudança de rota e o pouso obrigatório. Quando o avião não atendeu às ordens de contato e de pouso, os agentes consideraram suspeito. “De acordo com o Comando de Operações Aeroespaciais (Comae), os radares identificaram a aeronave entrando no espaço aéreo brasileiro. O avião, sem contato com o controle, descumpriu todas as medidas de policiamento realizadas, mostrando-se hostil”, explica a FAB.

As autoridades realizaram um tiro de detenção que fez a aeronave não autorizada realizar um pouso forçado entre as cidades de James e Pontalinda, já em São Paulo. A Polícia Federal (PF) assumiu a operação em solo e apreendeu cerca de 500 quilos de pasta base de cocaína. As duas pessoas que estavam na aeronave conseguiram escapar.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.