Troca de poderes

Fernando Borges é o novo presidente interino da Petrobras

Borges assumiu o cargo nesta segunda-feira (20), substituindo José Mauro Coelho.

conselho-da-petrobras-rejeita-dois-nomes-indicados-por-bolsonaro
(Crédito: Fernando Frazão/Agência Brasil)

A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (20) que Fernando Assumpção Borges é o novo presidente interino da estatal, substituindo José Mauro Ferreira Coelho, que renunciou no mesmo dia. Borges faz parte do Conselho de Administração da Petrobras desde abril de 2021, mas trabalha na estatal há 38 anos. Ele é diretor-executivo de Exploração e Produção e ficará no cargo até a eleição e posse do novo presidente da empresa.  

Publicidade

José Coelho já tinha sido demitido há um mês, porém a checagem do candidato indicado a ser seu substituto, Caio Paes de Andrade, não foi iniciada. Hoje, além de renunciar ao cargo de presidência, Coelho também deixou de ser membro do Conselho. No entanto, a Petrobras anunciou que Fernando Borges ficará no cargo de presidente temporariamente. 

A renúncia ocorreu três dias após a Petrobras anunciar um novo reajuste nos preços dos combustíveis, o que gerou descontentamento do governo e críticas do presidente Jair Bolsonaro e do presidente da Câmara, Arthur Lira. Com o novo reajuste no preço do combustível, o governo federal discute incluir na PEC dos Combustíveis algum tipo de auxílio para motoristas e caminhoneiros.

 

Publicidade