A passagem de uma fraca frente fria pelo oceano, juntamente com uma alta pressão pós-frontal, trará muita nebulosidade e temperaturas mais amenas para o leste da Região Sudeste entre quinta e sexta-feira. No interior, apenas um leve refresco será sentido, mas o forte calor ainda predominará.
Na tarde de sexta-feira (06/09), as temperaturas máximas nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro ficarão abaixo dos 23 °C. Já no interior paulista e no Triângulo Mineiro, o calorão superará os 35 °C! A primeira semana de setembro será marcada por um forte padrão de bloqueio estabelecido sobre o Brasil Central, com temperaturas muito altas, algumas até alcançando 40 °C, e índices de umidade relativa do ar baixíssimos.
Previsão de tempo ameno no Leste do Sudeste
Entre segunda e quarta-feira, as temperaturas foram extremamente elevadas em todo o Sudeste. Contudo, a partir de quinta-feira (05/09), haverá uma considerável diminuição na faixa leste da região, devido à passagem da frente fria pelo oceano e a presença de um anticiclone pós-frontal. Cidades a apenas 100 km de distância, como São Paulo e Campinas, por exemplo, poderão apresentar diferenças de temperatura de mais de 10 °C no mesmo horário, na quinta-feira.
O que esperar do tempo nas próximas semanas?
Enquanto o interior brasileiro continuará muito quente e seco, a frente fria trará nuvens e chuva fraca desde a faixa leste de São Paulo até o Espírito Santo entre quarta e sexta-feira. Um sistema de alta pressão transiente, com cerca de 1024 hPa, manterá os ventos predominantes de sul em direção ao Sudeste nos dias mencionados, trazendo temperaturas mais amenas para o leste da região.
A nebulosidade e as mudanças climáticas
Veja o que esperar para algumas das principais cidades do Sudeste:
- São Paulo: Iniciará a semana com temperaturas em torno dos 30 °C, mas, a partir de quarta, haverá uma queda gradativa, atingindo uma máxima de apenas 21 °C na sexta-feira. O tempo estará bastante nublado.
- Rio de Janeiro: Nebulosidade aumenta a partir de quinta, e sexta-feira será um dia bem nublado com pequena amplitude térmica. A mínima será aproximadamente de 21 °C, enquanto a máxima não passará dos 23 °C. Existe possibilidade de chuva fraca a moderada.
- Vitória: A cidade terá um cenário semelhante ao do Rio, com chuva ainda mais fraca e uma máxima ligeiramente maior, em torno de 27 °C.
- Belo Horizonte: O ar mais frio chegará enfraquecido, ocorrendo apenas uma pequena queda de temperatura, com a máxima na sexta em torno de 30 °C. Não há previsão de chuva para as próximas duas semanas.
Impacto no interior do Sudeste
Para as regiões interioranas, o impacto da frente fria será bem menor. Em cidades como Presidente Prudente, as temperaturas máximas podem cair de 38 °C na quarta para 34 °C na sexta, mas no sábado já voltarão aos 39 °C. Esse padrão se repetirá em todo o interior, com apenas um breve alívio do calor.
Em resumo, a passagem da frente fria pelo oceano entre quarta e sexta-feira proporcionará temperaturas mais amenas na faixa leste da Região Sudeste, enquanto o calor persistirá no interior. Existe uma pequena probabilidade de chuvas no Rio de Janeiro e em Vitória, mas, caso ocorram, serão fracas e isoladas. No geral, é esperado um breve período de alívio térmico antes do retorno das altas temperaturas no final de semana.
Siga a gente no Google Notícias