O calor será intenso em boa parte do Brasil, inclusive na Região Sul. No entanto, uma frente fria muda o tempo em parte do centro-sul do país e traz risco de tempestades, além de vir acompanhada de uma massa de ar frio. A frequência de frentes frias tem aumentado nesta segunda quinzena de setembro, proporcionando aumento dos eventos de chuva no centro-sul e alívio temporário do calor intenso.
Esse padrão contribuiu, ainda de forma tímida, para pancadas isoladas na porção central do Brasil e para chuvas mais abrangentes e volumosas no oeste da Região Norte. A seguir, confira os detalhes da previsão do tempo para os próximos dias.
Onde Vai Chover e os Alertas de Tempestades
Hoje terça-feira (01), o tempo firme predomina em praticamente toda a Região Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Devido à circulação dos ventos, o tempo fica nublado no leste e nordeste de Minas Gerais e no Espírito Santo, com previsão de chuva fraca no Espírito Santo ao longo do dia.
No Centro-Oeste, há previsão de chuva somente no centro-norte do Mato Grosso, de forma isolada, mas que podem vir como pancadas de forte intensidade e tempestades.
Como a Frente Fria Influencia o Clima no Sul do Brasil?
Na Região Sul, a frente fria que se forma entre a Argentina e o Uruguai começa a influenciar o estado do Rio Grande do Sul a partir do fim da tarde, contribuindo para a formação de pancadas isoladas de até forte intensidade no sul do estado.
No período da noite, o sistema frontal atua entre o Uruguai e o território gaúcho, deixando alertas de chuvas intensas e tempestades em toda a região de fronteira, inclusive em Pelotas.
O que Esperar das Temperaturas Durante a Semana?
Com a formação da frente fria e a massa de ar frio, as temperaturas caem a partir da tarde de terça-feira (01) em boa parte da Região Sul e, a partir de quinta-feira (03), no leste de São Paulo e Rio de Janeiro.
Temperaturas Máximas por Região
- Porto Alegre: 30°C
- Curitiba: 28°C
- Florianópolis: 24°C
No Centro-Oeste e no Sudeste, o calor é mais intenso, com temperaturas máximas em torno dos 40°C em várias localidades:
- Campo Grande: 38°C
- Cuiabá: 41°C
- Goiânia: 35°C
- Brasília: 32°C
- São Paulo: 31°C
- Rio de Janeiro: 27-31°C
- Belo Horizonte: 29°C
- Vitória: 27°C