XARTRUX

‘Gigante e dócil’: gato brasileiro tenta entrar para o Guinness como o maior do mundo

O bichano pesa quase 11 kg e tem 1,30 de comprimento. “Um gato doce, querido, companheiro, bonachão, preguiçoso, faz o que ele quer com a gente”, diz a tutora Márcia Oliveira

'Gigante e dócil': gato brasileiro tenta entrar para o Guinness como o maior do mundo
Tutores do bichano Xartrux acreditam ter maior gato do mundo – Crédito: Arquivo pessoal

Um gato brasileiro pode entrar no Guinness Book, o Livro Mundial dos Recordes, como o maior do mundo. Xartrux, de seis anos, possui 1,30 metro de comprimento e pesa quase 11 quilos. Veja o vídeo abaixo gravado em 2022 (à época, ele media 1,26m):

Publicidade

Publicidade

O felino é criado pelos tutores Márcia Oliveira e Jean Martins, que moram em Jaú, interior de São Paulo. Eles protocolaram em janeiro deste ano a documentação e as fotos exigidas pela organização. Com isso, a mascote é um dos candidatos ao posto de maior gato do planeta.

O retorno da solicitação deve acontecer entre o fim de abril e o início de maio. O Guinness Book realizará uma medição oficial, com a presença de um jornalista, um fotógrafo e um juiz, para verificar o tamanho do animal.

O bichano brasileiro é da raça maine coon, considerada por ser a maior raça de gatos do mundo. Geralmente, os machos possuem 1, 10 metros e as fêmeas, 10 centímetros a menos. O tamanho de Xartrux supera o do maior gato vivo atualmente: um bichano italiano da mesma raça, que mede 1,19 metro.

Publicidade

Os gatos dessa raça também se destacam pela doçura e jeito brincalhão. “Apesar de seu tamanho e aparência, eles são carinhosamente chamados de ‘gigantes gentis’, já que são dóceis. Extrovertidos, felizes, brincalhões e leais, são verdadeiros companheiros e membros da família”, afirma Gerson Alves Pereira, presidente do Clube Brasileiro do Gato (CBG) e juiz internacional da Federação Felina Internacional (FIFe).

“Ele [Xartrux] tem todos os padrões da raça, o tamanho, a docilidade, um gato doce, querido, companheiro, bonachão, preguiçoso, faz o que ele quer com a gente”, diz a tutora Márcia Oliveira.

Segundo especialistas, a origem da raça é incerta, mas o nome deixa rastros dos caminhos traçados pelos bichanos. Muitos estudiosos apontam que os gatos da raça vêm de fazendas do estado do Maine, nos Estados Unidos.

Publicidade

Por isso, o primeiro nome da raça é “maine”, em referência ao nome do território. Já o ‘coon’ é o diminutivo de ‘racoon’, que significa guaxinim em inglês, e seria graças à semelhança da cauda da raça com à dos guaxinins.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.