Tudo começa com a mensagem de um amigo. “Fizeram um fake seu”. Foi assim que Amanda* descobriu que haviam utilizado sua imagem para criar uma conta falsa no Instagram. Ao tentar entrar no perfil, viu que estava bloqueada pelo golpista.
“Abri pelo meu outro Instagram e vi que tinham criado um fake meu. Pedi para todos denunciarem a página”, relatou a vítima.
É assim que funciona o novo “golpe do OnlyFans”. Criminosos roubam imagens de mulheres nas redes sociais, criam contas falsas e começam a seguir homens que estavam no perfil da vítima. Depois, postam storys com o link de uma página com conteúdo adulto explícito.
Jogadora de Rainbow Six, Thainara Julio também foi vítima desse crime. Com mais de 20 mil seguidores, suas imagens foram roubadas do seu perfil na rede social. Na conta falsa, os golpistas escreveram: “Conta de backup. Fotos e vídeos explícitos. Só para meus fieis seguidores”.
Um amigo entrou no link após o pedido da atleta. Um site foi aberto com a imagem da vítima e a promessa de conteúdos sexuais. “Eu senti muita raiva de quem fez, por estar ganhando de alguma forma em cima disso”, disse Thainara para a Perfil Brasil.
A jogadora solicitou aos seus seguidores que denunciassem a conta. A medida gerou resultado, já que o perfil foi banido do Instagram. Já Amanda* preferiu resolver a situação por meio da justiça. Ela abriu um boletim de ocorrência e, agora, a polícia investiga o caso.
A Perfil Brasil tentou contato com o site OnlyFans, mas até o momento não houve retorno.
Fui vítima do golpe. E agora?
Muitas mulheres relataram sobre o golpe do OnlyFans nas redes sociais. Vítimas, com o perfil aberto ou privado no Instagram, tiveram suas imagens roubadas.
Tem um novo golpe que pegam foto de mulher no insta, fzm perfil fake da pessoa, bloqueiam varios amigos e tal, colocam que é pra vender only fans e etc. Fizeram com a minha amiga, se puderem denunciar por favor 🙏🙏 https://t.co/RUSFu706Kq
— Ari ☀️ (@ibr4h1movic) February 13, 2023
O advogado especialista em direito digital e internet, Márcio Stival, afirma que o primeiro passo em uma situação como essa é a vítima produzir provas a respeito do ocorrido. “Salvar imagens, fazer vídeos e especialmente salvar os links de todas as plataformas, todas as redes sociais em que ocorreu a criação de um perfil falso com a imagem da vítima”.
O segundo passo é alertar aos seus amigos, familiares e conhecidos sobre o caso. “Além de se precaver, ela vai alertar outras pessoas para que não caiam no golpe.” E por último procurar um advogado e realizar o registro de um boletim de ocorrência.
*Amanda – O nome utilizado foi trocado por pedido da vítima.
Siga a gente no Google Notícias