“Este é um Brasil que os brasileiros precisam conhecer! A culinária, a espiritualidade indígena, a nossa paixão pelo país”. É com este entusiasmo pelo Acre que o Governador do Estado, Gladson Cameli, exalta as riquezas de sua região.
Neste bate-papo, durante a passagem rápida por São Paulo, Cameli explicou as ações de sua gestão, fez um balanço do primeiro mandato e falou do que ainda pretende fazer pela população. “Meu foco sempre será o ser humano”, afirma. “Seja na época de fortes chuvas, como aconteceu em março deste ano, como também na estiagem severa deste segundo semestre, minha missão é uma só: prestar assistência imediata à população”, diz o governador.
Outro foco do mandato é o agronegócio sustentável. O governador explica que no Acre há um significativo incremento do agronegócio sem necessidade de novos desmates. E a prova disso é que o Estado possui 85% de sua área nativa preservada, o que garante sustentabilidade.
A agricultura familiar também requer um olhar especial na sua gestão: “O pequeno produtor é aquele que vive da terra e cuida dela. Como vamos preservar a floresta se não valorizar quem vive lá? Por isso, pensamos em ferramentas para incentivar a agricultura familiar. Criei um programa de compras governamentais para beneficiar o pequeno produtor”, explica.
Durante a entrevista, a culinária acreana também foi pauta. Perguntado sobre o prato típico que ele recomenda, foi direto: “Baixaria”. A iguaria é composta por carne moída, ovos e cuscuz. Segundo o governador, é um almoço reforçado, cheio de nutrientes. “Mas, quando os jovens vão para a balada, comem baixaria logo no café da manhã“, conta Cameli.