No Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras), celebrado nesta quarta-feira (24), a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) do Governo de SP anuncia a ampliação do programa São Paulo São Libras para os 18 Centros de Integração da Cidadania (CIC), ligados à Secretaria da Justiça e Cidadania. O programa permite que intérpretes de Libras sejam acionados via videochamada por equipes de serviços estaduais, auxiliando a comunicação com pessoas com deficiência auditiva.
Esses intérpretes estão alocados em uma Central de Interpretação de Libras na capital, que fornece serviços de tradução simultânea, facilitando a comunicação efetiva entre pessoas surdas e servidores estaduais. Na prática, o intérprete conversa em Libras com a pessoa surda que está sendo atendida no serviço e transmite, em português, as informações da conversa ao servidor.
Inicialmente, a Central foi estabelecida em cerca de 1,3 mil delegacias em parceria com a Secretaria da Segurança Pública. Posteriormente, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o São Paulo São Libras ficou disponível em 20 Polos de Empregabilidade Inclusive (PEIs) e em 233 Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs). E agora, com auxílio da Secretaria da Justiça e Cidadania, foi expandido para os 18 CICs existentes no estado.
Leia a matéria completa aqui.