Governo de SP inaugura novo modelo de Base Comunitária da PM no centro da capital

Unidade para 16 policiais e duas viaturas reforçará a segurança em áreas estratégicas; nove serão instaladas até o fim do ano. A escolha dos locais de instalação dos equipamentos foi definida pela Secretaria de Segurança Pública

Governo de SP inaugura novo modelo de Base Comunitária da PM no centro da capital
Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, afirmou que as unidades aumentarão ainda mais a pressão contra o crime – Crédito: Governo do Estado de São Paulo

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, entregou nesta quinta-feira (29) a Base Comunitária Luz, localizada no Parque da Luz, no Bom Retiro, no centro da capital. O equipamento é o primeiro de um total de nove que serão instalados até o fim do ano para reforçar a segurança em áreas estratégicas da cidade.

Publicidade

Com o novo modelo de equipamento, que pode ser transferido de local conforme a necessidade, São Paulo avança nas ações para reduzir a criminalidade, melhorar a percepção de segurança da população e aumentar a integração da Polícia Militar com a comunidade.

“Estamos aumentando a pressão contra o crime e é por isso que estamos trazendo equipamentos que o centro da cidade de São Paulo precisa. Precisávamos agora de uma estrutura que permitisse acompanhar as variações e o comportamento do crime e será esse o papel das bases”, afirmou Tarcísio. “Recuperar e transformar o centro é um dos maiores legados que a gente pode deixar, por isso teremos o novo centro administrativo do governo aqui, com investimento, mais policiamento e acolhimento a quem precisa”, completou o governador.

Base comunitária – cerimônia de inauguração

A cerimônia de inauguração teve a presença do secretário da Secretaria da Segurança Pública (SSP), Guilherme Derrite, do secretário dos Transportes Metropolitanos (STM), Marco Antonio Assalve, da primeira-dama Cristiane Freitas, além de parlamentares e autoridades das polícias militar e civil.

A escolha dos locais de instalação dos equipamentos foi definida por meio de estudos estratégicos realizados pela Secretaria de Segurança Pública. Até o fim do ano, serão implantadas outras sete bases na área central e uma em Pinheiros.

Publicidade

As bases irão contribuir para a melhora da sensação de segurança da população e também servirão como suporte para o combate ao crime organizado e ao tráfico de drogas instalado nas cenas abertas de uso. O investimento estadual no projeto é de R$ 3,2 milhões nas nove bases.

“O equipamento passa a ser uma ferramenta fundamental para melhoria da percepção da segurança pública, por conta da presença dos policiais e das viaturas”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite.

A Base Comunitária ocupa um contêiner com placas de concreto e tem capacidade para receber um efetivo de 16 policiais militares com o apoio de duas viaturas. O equipamento tem espaço para alojamento, copa, área de atendimento ao público e banheiros e foi projetado para reduzir a emissão de poluentes e resíduos.

Publicidade

A estrutura também é sustentável e pode ser transferida e instalada em qualquer localidade sem impactos ambientais.

* Matéria publicada com informações da Agência de Notícias do Governo do Estado de São Paulo.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.