O governo federal vai destinar R$ 100 milhões para apoiar as operações do Ibama e do ICMBio no combate aos incêndios no Pantanal, bioma que enfrenta uma situação de emergência. A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou que esses recursos têm como objetivo preservar “a maior planície alagável do mundo”.
Segundo a reportagem da Agência Brasil, diante do aumento dos focos de incêndio na região, o governo ativou nesta segunda-feira (24) a sala de situação para definir medidas urgentes de controle do fogo. Além da liberação financeira, foi decidido enviar brigadistas e agentes da Força Nacional para participar das operações de combate. Também está programada uma visita de uma comitiva ministerial.
Na próxima sexta-feira (28), as ministras do Meio Ambiente, Marina Silva, Simone Tebet, e o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, têm planos de visitar Corumbá (MS), cidade que concentra a maior parte dos incêndios. Durante a reunião de segunda-feira, os ministros discutiram a situação e suas próximas ações.
Segundo nota divulgada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, a visita tem como objetivo familiarizar-se com a realidade local, entregar equipamentos e aeronaves, além de coordenar as equipes de brigadistas que estarão operando na área. Os ministros também pretendem se encontrar com autoridades e representantes da sociedade durante a visita.
Siga a gente no Google Notícias