Ninguém sobreviveu

Helicóptero encontrado em Paraibuna: quem eram os ocupantes da aeronave?

Aeronave que desapareceu em 31 de dezembro foi encontrada nesta sexta (12)

Antes de desaparecer, Letícia Ayumi fez um vídeo de dentro do helicóptero mostrando que o tempo estava fechado.
Ocupantes do helicóptero que estava desaparecido em São Paulo – Crédito: Reprodução/TV Globo

O helicóptero que desapareceu com quatro pessoas a bordo no dia 31 de dezembro, na região do Vale do Paraíba, em São Paulo, foi encontrado pela Polícia Militar na manhã desta sexta-feira (12) em Paraibuna, no interior paulista. Os ocupantes não sobreviveram.

Publicidade

Na aeronave, estavam a bordo o piloto Cassiano Teodoro, de 44 anos, Luciana Rodzewics, de 45 anos, Letícia Ayumi Rodzewics Sakumoto, de 20 anos, filha de Luciana e Raphael Torres, de 41 anos, amigo da família que fez o convite para o passeio.

O helicóptero modelo Robinson R44 e prefixo PR-HDB partiu do Campo de Marte, na capital paulista, em direção a Ilhabela, no litoral norte. O último registro no radar foi por volta de 15h20 do dia 31 de dezembro.

Antes de desaparecer, Letícia Ayumi fez um vídeo de dentro do helicóptero mostrando que o tempo estava fechado. Nas imagens é possível ver o piloto e o passageiro Raphael Torres, na frente da aeronave. O vídeo mostra que havia muita neblina durante o voo, o que deixou a visibilidade ruim. Segundo a família, essa foi a última vez que a jovem deu notícias.

Moradoras da capital paulista, cidade de onde o voo partiu, Luciana e Letícia eram autônomas. As duas moravam no bairro do Limão, que fica na zona norte de São Paulo. 

Publicidade

Ao g1, familiares informaram que Letícia trabalhava no ramo da estética, em um estúdio onde fazia pintura de unhas. Já Luciana atuava no ramo alimentício, comercializando sal para empresas.

De acordo com a irmã de Luciana, Raphael era amigo do piloto e convidou a Luciana e a filha para esse passeio. Não era, segundo ela, um passeio contratado.

Em coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (12), o coronel Ronaldo Barreto de Oliveira, comandante de aviação da PMESP, confirmou que as quatro pessoas que estavam no helicóptero morreram.

Publicidade

Ele também destacou que nos últimos dois dias a equipe conseguiu delimitar as buscas, com base num vídeo da Defesa Civil local, que registrou um helicóptero caindo na região. Houve então uma mudança tática, fazendo voos mais lentos e baixos, o que possibilitou encontrar a aeronave na manhã desta sexta, às 9h15. 

As investigações sobre o acidente serão conduzidas pelas polícias de São Paulo e o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). A Força Aérea Brasileira já enviou uma equipe para o local.

*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.