Nesta quinta-feira, 5 de setembro, é comemorado o Dia do Irmão. A data é para lembrar a importância daqueles que são nossos amigos de sangue.
Apesar de tradicionalmente ser celebrado em 5 de setembro no Brasil, não há registro que tornando a data oficial no país.
Origem do Dia do Irmão
A data surgiu para fazer uma homenagem à Madre Teresa de Calcutá, falecida neste dia 5 de setembro no ano de 1997. A celebração do dia dos irmãos é realizada desde 2007, data que completou dez anos de sua morte.
Anjezë Gonxhe Bojaxhiu, ou Madre Tereza de Calcutá foi uma freira católica que dedicou sua vida a ajudar doentes e pobres em diversos lugares no mundo. Nascida na Macedônia do Norte, Madre Teresa faleceu em Calcutá, na Índia, e sua canonização ocorreu em 2016.
Em um contexto religioso, irmãos são todos indivíduos próximos que são filhos de um mesmo Pai: Deus. Essa ideia está relacionada com a data da morte de Madre Teresa, ocorrida em 5 de setembro.
A escolha desse dia reflete o espírito de fraternidade e compaixão que ela representava, incentivando todos a cultivarem laços de amizade, respeito, empatia e amor entre irmãos.
Frases de famosos sobre o dia de hoje
“Se você tratar as pessoas como irmãos ou irmãs, eles respondem de acordo”, Dalai Lama.
“Sonho com o dia em que todos se levantarão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos”, Nelson Mandela.
Aprendemos a voar como os pássaros e a nadar como os peixes, mas não aprendemos a conviver como irmãos, Martin Luther King.