risco de problemas de saúde

Inmet: baixa umidade traz grande perigo neste domingo

As áreas em alerta incluem o leste de Mato Grosso, centro-sul de Goiás, Distrito Federal, Triângulo Mineiro, centro-oeste de Minas Gerais, e a região metropolitana de Belo Horizonte

Setembro começa com um alerta do Inmet para os riscos associados à baixa umidade nas regiões Centro-Oeste e Sudeste.
Fenômeno aumenta risco de incêndios florestais e problemas de saúde – Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Setembro começa com um alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para os riscos associados à baixa umidade nas regiões Centro-Oeste e Sudeste. Neste domingo (1º), entre 13h e 19h, a umidade relativa do ar deve ficar abaixo de 12%, aumentando o risco de incêndios florestais e problemas de saúde, como doenças pulmonares e dores de cabeça.

Publicidade

As áreas em alerta incluem o leste de Mato Grosso, centro-sul de Goiás, Distrito Federal, Triângulo Mineiro, centro-oeste de Minas Gerais, e a região metropolitana de Belo Horizonte. No estado de São Paulo, o alerta abrange o norte e oeste, incluindo cidades como Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.

Segundo a reportagem da Agência Brasil, a recomendação é manter-se hidratado, evitar atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. O uso de hidratante para a pele e umidificadores também é aconselhado.

O Inmet também prevê uma nova onda de calor em setembro, com temperaturas até 5ºC acima da média, baixa umidade e continuidade da estiagem. O tempo quente e seco aumenta o risco de queimadas, que já preocupam as autoridades em várias regiões, desde o interior de São Paulo até a Amazônia.

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.