O presidente Jair Bolsonaro (PL) subiu quatro pontos percentuais e empatou com o pré-candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Rio de Janeiro. É o que diz a pesquisa Genial/Quaest, realizada de 12 a 15 de maio de 2022. A disputa está acirrada no Estado do Rio de Janeiro, terceiro maior colégio eleitoral do Brasil.
Os dois candidatos estão empatados nas intenções de voto para o primeiro turno: 35%. Os demais pré-candidatos não atingiram a marca dos dois dígitos: Ciro Gomes (PDT) tem 6% das intenções de voto; João Doria (PSDB) e André Janones (Avante) ficaram com 2% e Simone Tebet (MDB) com 1%.
Os eleitores que pretendem não votar, ou votar branco ou nulo, somam 15%. Os que ainda estão indecisos são 4%.
Já no segundo turno, Lula tem uma vantagem sobre Bolsonaro. O candidato do PT ficaria com 47% dos votos, enquanto Bolsonaro conseguiria 38%. Porém a taxa de rejeição do atual presidente chega a 58% dos eleitores, que acham que ele não merece ser reeleito.
O levantamento ouviu 1.200 pessoas no Estado do Rio de Janeiro. A margem percentual para erro é de 2,8 pontos para mais, ou para menos, com 95% de confiabilidade.
📊 TÁ NO AR a rodada estadual da pesquisa Genial Quaest com levantamentos para o estado do RJ. A pesquisa traz cenários de intenção de votos para presidente, governador, senador, avaliação do governo e muito +. Para acessar a íntegra da pesquisa, clique: https://t.co/A76QsMNIAw pic.twitter.com/g8cHI09EQS
— Quaest Pesquisa e Consultoria (@quaestpesquisa) May 17, 2022