CINEMA NACIONAL

“Marte Um”, filme brasileiro é indicado para disputar vaga no Oscar

Drama aborda a crise social e política do Brasil, assim como temas sensíveis envolvendo família, infância, amor e rebeldia.

Gabriel Martins será o primeiro diretor brasileiro negro a ser indicado ao Oscar (Divulgação)

O filme brasileiro ‘Marte Um’, dirigido por Gabriel Martins e estrelado por Cícero Lucas e Camila Damião, foi indicado para disputar uma vaga no Oscar 2023 na categoria de Melhor Filme Internacional. Martins é o primeiro diretor brasileiro negro a receber esta indicação.

Publicidade

O aviso foi dado na manhã desta segunda-feira (5) pela Academia Brasileira de Cinema depois de uma reunião do Comitê de Seleção, presidida pela cineasta Bárbara Cariry.

‘Marte Um’ narra a história da família Martins, negra, de classe média baixa e habitantes da periferia de Contagem, em Minas Gerais. O país acaba acaba de eleger um presidente homem de extrema-direita, cuja política está aumentando o clima de tensão na vida da população que está na mesma classe que a família Martins. O filme gira em torno do casal Tércia e Wellington, com os filhos Deivid e Eunice, cada um vivendo seus conflitos e decidindo seu caminho para o futuro.

O longa brasileiro disputará uma vaga entre os cinco lugares principais na categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar, disputando com o alemão All Quiet in the Western Front, o uruguaio O Empregado e O Patrão e o irlandês The Quiet Girl

No total,  28 longas-metragens de 12 países foram inscritos para a vaga. Há ainda 3 vagas disponíveis para indicações. Pela primeira vez, a votação para indicar um filme foi feita em dois turnos.

Publicidade