MDB oficializa Simone Tebet como pré-candidata à Presidência da República em 2022

Há pelo menos 12 pré-candidatos já oficializados pelos partidos ou não. Até agora, ela é a primeira mulher a anunciar que vai disputar o Palácio do Planalto no ano que vem

MDB oficializa Simone Tebet como pré-candidata à Presidência da República em 2022
O evento aconteceu no Hotel San Marco, em Brasília, e teve integrantes da cúpula nacional do partido, como deputados e senadores MDBistas (Créditos: Divulgação MDB)

Foi oficializada nesta quarta-feira (8), pelo MDB, a senadora Simone Tebet como pré-candidata à presidência da República nas eleições de 2022. A confirmação ocorreu durante um ato em um hotel em Brasília. 

Publicidade

Há pelo menos 12 pré-candidatos já oficializados pelos partidos ou não. Até agora, ela é a primeira mulher a anunciar que vai disputar o Palácio do Planalto no ano que vem. Entre os nomes também estão: O atual presidente Jair Bolsonaro (PL), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-ministro da justiça Sérgio Moro (Podemos).

A pré-candidatura de Tebet foi aprovada no início do evento pelo presidente do MDB, o deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP), presidente nacional da sigla. A senadora após a oficialização, destaca sua experiência na política e diz que quer ser “a próxima presidente da República”.

O evento aconteceu no Hotel San Marco, em Brasília, e teve integrantes da cúpula nacional do partido, como deputados e senadores MDBistas.

Foi destacada a presença do presidente do PSDB Bruno Araújo, e Luciano Bivar, presidente do União Brasil,  além do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, integrante do partido.

Publicidade

Foi anunciado em novembro pelo MDB que teriam decidido lançar a pré-candidatura de Simone Tebet, pelo deputado Baleia Rossi.

Tebet é formada em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e está em seu primeiro mandato como senadora, quando foi eleita em 2014.

Durante o lançamento da pré-candidatura, foi exibido um vídeo do ex-presidente Michel Temer (2016-2018) no qual ele afirmou que o MDB deve pregar a “harmonia” do país.

Publicidade

“Sugerir aos colegas e amigos do MDB que preguem a pacificação do país, preguem a harmonia do Brasil. O povo brasileiro quer isso. Tenho absoluta convicção de que o povo não quer pessoas que dividem o país. Nós, do MDB, sempre pregamos isso e espero que a senadora Simone continue nessa linha, que é fundamental para revelar a história do MDB, as posições do MDB”, afirmou Temer no vídeo.

MDB nas eleições

O nome de Simone Tebet no MDB, é colocado com uma candidatura de “terceira via”, alternativa às candidaturas de Bolsonaro e Lula.

O partido, se diz independente em relação à gestão Bolsonaro, hoje ocupa a liderança do governo no Congresso Nacional e no Senado, funções exercidas por Eduardo Gomes (TO) e Fernando Bezerra Coelho (PE), respectivamente.

Publicidade

A pré-candidata

Simone Tebet é filha de Ramez Tebet, ex-presidente do Senado e do Congresso.

Já foi deputada estadual em Mato Grosso do Sul e prefeita de Três Lagoas. Foi eleita em 2014 para seu primeiro mandato no Senado Federal. A senadora formada em direito, foi presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na Casa.