Hepatite infantil

Ministério da Saúde investiga 72 casos suspeitos de hepatite misteriosa

Os casos suspeitos estão espalhados por 17 estados tendo concentração em São Paulo e Minas Gerais.

ministerio-da-saude-investiga-72-casos-suspeitos-de-hepatite-misteriosa
A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ter diferentes causas (Crédito: Canva)

O Ministério da Saúde investiga 72 casos suspeitos de hepatite aguda infantil de origem desconhecida no país, segundo informações da pasta com dados divulgados até o último sábado (28). Até o momento seis mortes foram confirmadas nos estados do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Maranhão.

Publicidade

Os casos suspeitos de hepatite estão espalhados por 17 estados tendo concentração em São Paulo e Minas Gerais. De acordo com o Ministério da Saúde, 54,2% são em meninas e 45,8% em meninos. No dia 6 de maio eram monitorados sete casos, quando de repente os números saltaram.

Em nota, o Ministério da Saúde disse que 10 amostras de casos suspeitos estão sendo analisadas pela Rede de Laboratórios de Referências Nacionais, incluindo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Segundo informações da CNN, a pasta informou que os Centros de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) monitoram junto à Rede Nacional de Vigilância Hospitalar qualquer alteração do perfil epidemiológico para ser avisado a qualquer momento.

Hepatite

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ter diferentes causas. Ela se torna aguda quando ocorre de forma rápida e abrupta com sintomas gastrointestinais, como diarreia ou vômito, febre e dores musculares e uma coloração amarelada da pele e nos olhos.

Publicidade