Igreja Católica

Morre arcebispo emérito de São Paulo, o cardeal Dom Cláudio Hummes

O cardeal Dom Cláudio tinha câncer no pulmão. Ele será velado na Catedral Metropolitana de São Paulo.

Morre arcebispo emérito de São Paulo, o cardeal Dom Cláudio Hummes
Cardeal Dom Cláudio Hummes (Crédito: Reprodução/ TV Aparecida)

O arcebispo emérito de São Paulo, o cardeal Dom Cláudio Hummes, morreu na manhã dessa segunda-feira (04), aos 87 anos de idade, segundo comunicado enviado ao site Vatican News pelo cardeal Odilo Pedro Scherer.

Publicidade

O cardeal Dom Cláudio tinha câncer no pulmão. Ele será velado na Catedral Metropolitana de São Paulo, de acordo com a CNN.

Dom Cláudio, como era chamado carinhosamente pela pessoas próximas, entrou na vida religiosa na Ordem Franciscana dos Frades Menores, segundo o comunicado. Foi bispo diocesano de Santo André, SP, Arcebispo de Fortaleza e de São Paulo.

De 2006 a 2011 trabalhou ao lado do Papa Bento XVI em Roma, como Prefeito da Congregação para o Clero. De volta ao Brasil, ocupou a função de Presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, da CNBB, e da recém criada Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA).

O arcebispo também teve influência na escolha do nome de Papa Fracisco. Segundo o G1, Jorge Bergoglio contou o que ouviu do Cardeal durante a eleição.

Publicidade

“Ao meu lado, nas eleições, estava o arcebispo emérito de São Paulo e prefeito emérito da Congregação para o Clero, cardeal Claudio Hummes, um grande amigo. Quando a situação ficava um pouco perigosa, ele me consolava. Quando os votos chegaram aos dois terços, começaram a aplaudir, porque o papa tinha sido eleito. E ele me abraçou, me beijou e disse: ‘Não se esqueça dos pobres’. E aquela palavra entrou na minha cabeça: os pobres. Pensei em Francisco de Assis”, explicou o Papa na época.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Publicidade

Uma publicação compartilhada por Canção Nova (@cnnoticias)

Publicidade