ALAGAMENTO

Mortos e desaparecidos: veja os estragos causados pela chuva no Rio de Janeiro

A tempestade atingiu os municípios da Baixada Fluminense e do Médio Paraíba e bairros da Zona Oeste da capital

rio-de-janeiro-chuva
Rio Botas, em Belford Roxo, Rio de Janeiro – Crédito: Reprodução / TV Globo

As fortes chuvas no Rio de Janeiro provocaram alagamentos e deslizamentos, além de duas mortes confirmadas pelo Corpo de Bombeiros  nesta quinta-feira (22). A tempestade atingiu os municípios da Baixada Fluminense e do Médio Paraíba e bairros da Zona Oeste da capital.

Publicidade

Segundo o jornal O Globo, os mortos são um bebê de um ano, em Japeri, num desabamento, e uma mulher, em Barra do Paraí, em um deslizamento.

O balanço parcial divulgado indica que quatro pessoas foram retiradas com vida dos escombros. As buscas seguem por outras três vítimas que, segundo relatos, estariam soterradas.

Além disso, no município de Mendes, também no Sul do Rio, um novo deslizamento foi registrado. De acordo com os bombeiros, duas pessoas foram resgatadas com vida e uma criança de seis anos está desaparecida.

 

Publicidade
Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Perfil.com Brasil (@perfilcombrasil)

Publicidade

Operação dos Bombeiros no Rio

A operação do Corpo de Bombeiros envolve 2.400 militares, com bombeiros adicionais distribuídos em Grupos de Resposta ao Desastre (GRDs). Segundo O Globo, eles contam com o suporte de uma variedade de equipamentos, incluindo viaturas de salvamento, ambulâncias, barcos de alumínio para resgate de pessoas isoladas por inundações e alagamentos, drones e aeronaves para busca de vítimas e monitoramento das áreas afetadas. Também estão disponíveis cães farejadores e especialistas em resgate em estruturas colapsadas, entre outros recursos.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, só nas últimas 24 horas foram registradas 130 ocorrências relacionadas às chuvas. O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) alerta que é muito alto o risco hidrológico em Nova Iguaçu, Queimados, Barra do Piraí, Mendes, Paracambi, Porto Real, Engenheiro Paulo de Frontin, Japeri, Belford Roxo e Rio de Janeiro. Há possibilidade de inundações e alagamentos.

Governador acompanha a situação

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), disse em suas redes sociais que acompanha a situação das chuvas em todo o estado e que está em contato com as autoridades locais.

Publicidade

Estou acompanhando a chuva que já atingiu alguns municípios nesta noite. A região de Nova Iguaçu é uma das mais afetadas, mas já temos 90 homens do Corpo de Bombeiros atuando na área. Estou em contato com o prefeito Rogério Lisboa, oferecendo todo o suporte do Estado para ajudar”, escreveu Castro.

  * Sob supervisão de Lilian Coelho

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.