O fim de semana promete grandes mudanças no clima no leste do Sudeste do Brasil. Após vários dias de sol e calor intenso, a previsão é de chuva e queda acentuada das temperaturas. Uma nova frente fria está chegando, mudando o cenário atual de seca e calor.
A chegada dessa frente fria pelo litoral da região vai trazer um aumento na nebulosidade, chuvas e, consequentemente, queda nas temperaturas. Contudo, nem todas as áreas dos estados sentirão essas mudanças. Maiores impactos são esperados em algumas regiões específicas.
Quais Regiões do Sudeste Serão Mais Afetadas pela Frente Fria?
Com a frente fria avançando do Sul para o Sudeste, o estado de São Paulo deverá ser o primeiro a receber chuvas, especialmente nas cidades que fazem divisa com o Paraná. Nessa área, a combinação de calor pré-frontal e umidade pode gerar pancadas de chuva fortes.
Regiões com Maiores Impactos:
- Região do Paraná e Norte de São Paulo: Pancadas de chuva, principalmente em cidades de divisa.
- Leste Paulista e Rio de Janeiro: Aumento da nebulosidade e chuvas leves a moderadas.
- Zona da Mata Mineira e Sul de Minas Gerais: Chuvas mal distribuídas e volumes variáveis.
Já no norte de São Paulo, em algumas áreas de Minas Gerais e no Espírito Santo, os efeitos da frente fria serão menores, mantendo-se o clima seco e quente. As cidades no centro e oeste de São Paulo, por exemplo, terão apenas algumas pancadas rápidas e isoladas.
Como Ficarão as Temperaturas Após a Chegada da Chuva?
Após a passagem da frente fria, a queda de temperatura será acentuada devido à massa de ar polar que se instalará no centro-sul do país. Em São Paulo, por exemplo, a temperatura máxima cairá de 32°C na sexta-feira (23) para 22°C no sábado (24). O frio continuará a avançar nos dias seguintes.
No Rio de Janeiro, a máxima cairá de 26°C no sábado para 22°C no domingo. A persistência do frio levará a mínimas de até 1°C na Serra da Mantiqueira. Em São Paulo, a menor temperatura esperada é 4°C na manhã da terça-feira (27).
Por Quanto Tempo o Frio Deve Persistir?
As baixas temperaturas não serão temporárias. A previsão é que o frio continue até meados da próxima semana. Os mapas de anomalia de temperatura mostram azul intenso, indicando temperaturas bem abaixo da média para este período.
Previsão de Temperaturas Baixas:
- Serra da Mantiqueira: Mínimas de até 1°C.
- São Paulo: Menor temperatura prevista de 4°C na terça-feira (27).
- Rio de Janeiro: Máximas reduzidas para até 22°C no domingo.
Conclusão
A chegada da frente fria no Sudeste causará um impacto significativo no clima, com a presença de chuvas e uma acentuada queda de temperatura. É recomendável que a população se prepare para essas condições, especialmente nas áreas mais afetadas. A mudança no clima será perceptível e deverá persistir por vários dias.
Siga a gente no Google Notícias