VÍDEO

Nível do Guaíba recua 8 cm em 24h; água para de avançar em ruas de Porto Alegre

A medição da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, no Cais Mauá, feita no mesmo horário na quarta-feira (8) indicava 5,12 m; nesta quinta-feira (9), às 6h15, o registro marcou 5,04 m

Nível do Guaíba recua 8 cm em 24h; água para de avançar em ruas de Porto Alegre
Ebab Moinhos de Vento, que capta a água do Guaíba e leva para o tratamento na Eta Moinhos de Vento – Crédito: DMAE POA/Reprodução

O nível do Guaíba, em Porto Alegre, baixou 8 centímetros em 24 horas, segundo medição realizada às 6h15 desta quinta-feira (9) pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) no Cais Mauá.

Publicidade

A medição feita no mesmo horário na quarta-feira (8) indicava 5,12 metros. Nesta quinta, 5,04 metros: uma diferença de 8 centímetros.

O mais recente boletim da Defesa Civil do Rio Grande do Sul manteve em 100 o número de mortos em razão dos temporais que atingem o estado. Há outros dois óbitos sendo investigados. O estado registra 130 desaparecidos e 374 feridos.

Há 230,4 mil pessoas fora de casa. Desse total, são 67,4 mil em abrigos e 163,7 mil desalojados (pessoas que estão nas casas de familiares ou amigos). O RS tem 425 dos seus 497 municípios com algum relato de problema relacionado ao temporal, com 1,476 milhão de pessoas afetadas.

Publicidade

Água do Guaíba recua, mas ainda causa transtornos

Mesmo com o recuo da água, o lago Guaíba segue mais de 2 metros acima da cota de inundação, que é de 3 metros. Apesar disso, a água que avançava sobre as ruas da capital gaúcha aparenta ter se estabilizado e até mesmo apresentando recuos em algumas regiões, segundo moradores que têm monitorado o nível dos alagamentos onde vivem.

No bairro Menino Deus, um dos locais que a prefeitura pediu para que fosse esvaziado pelos moradores, foram registrados novos alagamentos, em trechos das ruas Itororó e José de Alencar.

Uma das vias chegou a ser usada, em dias anteriores, como ponto de base para caminhões do Exército Brasileiro e ambulâncias que resgataram pacientes do Hospital Mãe de Deus.

Publicidade

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.