MEDIÇÃO DAS ÁGUAS

Nível no Guaíba volta a subir e ultrapassa cota de inundação em Porto Alegre

Segundo informação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA) e da Agência Nacional de Águas (ANA), às 8h15 desta segunda-feira (3), a medição no lago registrou 3,83 metros

A capital Porto Alegre volta a registrar vários pontos de alagamento após aumento do nível do Guaíba - Crédito: RBS TV/Reprodução

O nível do lago Guaíba voltou a subir durante a noite de domingo (2). Na madrugada desta segunda-feira (3) ultrapassou a cota de inundação em Porto Alegre (RS). Em razão disto, a água avançou alagando novamente as vias públicas. O lago subiu mais de 30 centímetros em cerca de 5 horas.

Publicidade

A elevação do nível das águas foi causada por fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana da capital gaúcha nos últimos dias.

Guaíba volta a subir

De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), entre os pontos alagados estão: Avenida Praia de Belas, Avenida Aureliano Figueiredo Pinto, Borges de Medeiros e Rótula das Cuias.

O lago havia chegado ao ponto mais baixo em mais de um mês durante o final de semana: 3,43 metros, de acordo com a medição da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). No entanto, a partir das 0h30 de hoje (3), começou a subir e, entre 2h15 e 2h30, chegou a 3,64 metros, acima da cota de inundação, que é de 3,60 metros junto à Usina do Gasômetro. Às 5h15 o nível estava em 3,79 metros; já às 8h15, o nível havia subido para 3,83 metros.

Ao menos dois fenômenos podem ajudar a explicar a volta do aumento do nível: chuva, pois Porto Alegre registrou precipitações ao longo da madrugada, bem como o vento, que soprou com velocidade de quase 50 km/h também de madrugada, no sentido da Lagoa dos Patos em direção ao Guaíba. As rajadas foram tão fortes que até ondas foram registradas no lago.

Publicidade

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.