Ibirapuera

O que se sabe sobre a feira SP-Arte, maior feira de arte moderna da América Latina?

O primeiro dia do evento conta apenas com convidados, mas o público geral poderá frequentar entre quinta-feira (4) e domingo (7)

SP-Arte
SP-Arte, maior feira de arte moderna da América Latina acontece no Pavilhão da Bienal – Crédito: Divulgação / Fundação Bienal

Considerada a maior feira de arte moderna e contemporânea da América Latina, a 20ª edição da SP-Arte acontece entre os dias 3 e 7 de abril. A exibição ocorre no Pavilhão da Bienal, que fica no Parque Ibirapuera, em São Paulo.

Publicidade

Durante os cinco dias de exposição o público poderá conferir obras de 1.500 artistas, incluindo grandes nomes como Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti e Tomie Ohtake. Ao todo, a feira conta com 190 expositores que ocupam três pisos do Pavilhão. Estão divididos em galerias de arte, design, editoras e instituições culturais.

Logo no primeiro andar do espaço, é possível conferir obras que já foram adquiridas e estão sendo revendidas, em sua maioria assinadas por artistas consagrados. No segundo andar, obras comercializadas pela primeira vez. E, por fim, no piso térreo estão os estandes voltados para o design e às editoras.

O primeiro dia da exposição conta apenas com convidados, diferentemente da edição de 2023, que recebeu reclamações dos próprios galeristas por ter o seu primeiro dia lotado, o que dificultou as vendas. O público geral pode entrar, por R$ 80 pelo ingresso, entre quinta-feira (4) e domingo (7). São esperadas mais de 30 mil pessoas.

 

Publicidade
Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por SP–Arte (@sp_arte)

Publicidade

20 anos de SP-Arte

“Eu não tenho uma novidade, mas, ao mesmo tempo, tenho uma novidade, que é a gente estar aqui 20 anos depois. A SP-Arte se confunde com a história da formação do mercado de arte contemporâneo, com esta configuração de colecionadores, museus e consultores de arte”, diz Fernanda Feitosa, a fundadora da feira, em entrevista à Folha de S.Paulo.

Criada em 2005, a SP-Arte iniciou a sua história com 41 galerias e aproximadamente 7 mil visitantes. Com o decorrer dos anos, além de se consolidar no Brasil, alcançou o cenário internacional. Chegou a ter 168 galerias e 31 mil pessoas em sua última edição.

 

Publicidade
Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por SP–Arte (@sp_arte)

Publicidade

Atualmente, a feira está basicamente voltada para o mercado interno, sem a presença das gigantes de fora. As galerias estrangeiras são sobretudo de países da América Latina. Nacionalmente, o objetivo é expandir o mercado para fora de São Paulo e Rio de Janeiro.

Ainda para a Folha, Feitosa conta que a perda de ritmo da economia brasileira na última década afetou o preço pelo qual as obras de artistas internacionais são vendidas. Sendo assim, justifica a prioridade para o mercado nacional.

Segundo projeções da própria SP-Arte, a feira gera R$ 250 milhões em vendas de obras. Parte deste valor é auditado pela Fazenda do Estado de São Paulo, que concede isenção de imposto para as galerias do estado.

Nesse sentido, por meio do programa de doações, a SP-Arte já colaborou com a formação de acervos de museus como a Pinacoteca de São Paulo, o Masp e o MAM, além de ter gerenciado laboratórios de curadoria. Este ano, a Pinacoteca garantiu a doação de quatro obras antes mesmo do primeiro dia de evento.

O que fazer além de comprar?

Além de movimentar o mercado, a feira é um ótimo evento para aqueles que apenas gostam de apreciar e aprender. Para o Estadão, Fernanda comentou que para ela, antes de tudo, a SP-Arte é um espaço de fluição cultural e educativa.

“Provavelmente, 85% das pessoas que vão à feira não vão para comprar. Uma pequena parcela apoia e sustenta todo o mecanismo de negócios, enquanto a grande maioria do público está ali se educando, corroborando, divulgando”, completou.

*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.