Se você achou que a recente onda de frio era a última do inverno, pense novamente. Agosto promete mais uma incursão de ar polar. A previsão aponta para uma queda acentuada de temperatura no final desta semana, afetando diversos estados que estão atualmente sob uma onda de calor.
Os mapas de anomalia de temperatura mostram um frio significativo no nível de pressão de 850 hPa, equivalente a 1500 metros de altitude. Entre os dias 23 e 26 de agosto, uma massa de ar frio deve avançar a partir da Argentina e do Uruguai, alcançando os três estados do Sul do Brasil.
Queda de temperatura surpreendente: O que esperar?
No final desta semana, o ar frio deve se mover em direção ao Norte, alcançando o Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil. A queda de temperatura será mais pronunciada no próximo fim de semana, encerrando o período de calor intenso. Antes disso, o Sudeste e o Centro-Oeste enfrentarão dias de calor extremo, com máximas entre 40ºC a 43ºC.
No Sul do Brasil, as regiões da Metade Norte gaúcha ao Paraná também sentirão o calor antes da chegada do frio. A trajetória continental da incursão de ar frio proporcionará um resfriamento significativo em áreas do Norte da Argentina e Paraguai.
Como será a atuação do ar frio no Brasil?
O resfriamento estará associado a um centro de alta pressão, previsto para alcançar 1035 hPa ao redor do dia 25 de agosto, entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul. Este nível elevado de pressão atmosférica sugere uma massa de ar frio de grande intensidade. Posteriormente, este centro de alta pressão avançará para o Atlântico Sul, possivelmente superando 1045 hPa.
Embora o resfriamento não seja tão extremo quanto o anterior para o Centro-Oeste e o Sudeste, uma queda significativa na temperatura é esperada. No Sul, o impacto será semelhante ao evento de frio anterior, porém com mínimas ligeiramente mais altas.
De onde virá a geada?
A nova incursão de ar polar, combinada com uma atmosfera mais seca, resultará em geadas em várias cidades do Sul do Brasil. Essas condições podem se estender ao interior do Mato Grosso do Sul e partes do território paulista.
Os modelos meteorológicos apontam para uma alta probabilidade de geada entre os dias 24 e 27 de agosto, com a segunda-feira (26) sendo o dia de maior risco. Em regiões de maior altitude, espera-se forte geada, possibilitando até mesmo sua ocorrência em áreas metropolitanas de Porto Alegre.
Por que a temperatura está caindo tão bruscamente?
A massa de ar frio chegará ao Rio Grande do Sul na quinta-feira, dominando o estado na sexta. Cidades do Sul do Brasil, incluindo Porto Alegre, onde as temperaturas podem cair abaixo de 5ºC. Em São Paulo, a mudança no clima será perceptível com uma frente fria trazendo chuva e uma queda acentuada de temperatura.
Siga a gente no Google Notícias