jantar beneficente

ONG Amigos do Bem celebra sucesso de trabalhos sociais realizados no Nordeste

Ao longo das três décadas, a Amigos do Bem tem levado projetos de trabalho e renda, educação, acesso à água potável, atendimentos de saúde e moradia digna para povoados no sertão

Em celebração aos 30 anos da dedicação à luta contra a fome e a miséria, a ONG Amigos do Bem realizou a 12ª edição do seu jantar beneficente.
(Crédito: Divulgação / Amigos do Bem)

Em celebração aos 30 anos da dedicação à luta contra a fome e a miséria no sertão nordestino, a ONG Amigos do Bem realizou a 12ª edição do seu jantar beneficente na última terça-feira (3), no Espaço Unimed, em São Paulo. O evento reuniu personalidades importantes do empresariado brasileiro, formadores de opinião e artistas comprometidos com a causa social.

Publicidade

Eu faço parte dos Amigos do Bem e frequento o sertão nordestino há mais de nove anos. Posso afirmar que este é um dos projetos mais lindos do mundo”, descreve Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza.

De acordo com Alcione Albanesi, presidente e fundadora da Instituição, a celebração reforça o compromisso da ONG com a transformação da vida de mais de 150 mil pessoas que são atendidas todos os meses no sertão nordestino. “Esse projeto só é possível pelo apoio de muitos Amigos, colaboradores, patrocinadores, artistas e da ajuda incansável dos nossos voluntários. Nestes 30 anos de trabalho, conseguimos mudar a realidade de milhares de famílias em regiões distantes e extremamente carentes do nosso país. Temos uma geração transformada, que nunca mais vai passar fome e que hoje é multiplicadora do Bem. Sabemos que a miséria tem solução, mas nós precisamos agir para a mudança que queremos”, reforça.

Ao longo das três décadas de atuação, a Amigos do Bem tem levado projetos contínuos de trabalho e renda, educação, acesso à água potável, atendimentos de saúde e moradia digna para milhares de pessoas que vivem em 300 povoados localizados no sertão dos estados de Alagoas, Pernambuco e Ceará.

Além de beneficiar milhões de pessoas, a Instituição construiu quatro Cidades do Bem nas regiões onde atua, totalizando mais de 540 casas de alvenaria, 123 cisternas e 60 poços artesianos. Já nos quatro Centros de Transformação, mais de 10 mil crianças e jovens participam diariamente de atividades socioeducativas. Além disso, a Organização oferece bolsas de estudo em instituições de ensino superior parceiras, proporcionando formação profissional e oportunidades de um futuro melhor para crianças e jovens do sertão nordestino.

Publicidade

Por meio da iniciativa, mais de 1.500 empregos foram gerados nas fábricas de beneficiamento de castanha e doces, bem como nas oficinas de artesanato e costura. A renda proveniente da venda desses produtos solidários e de sacolas de patchwork é integralmente reinvestida nos projetos da instituição.

Hoje, eu faço parte do início de uma transformação, do início de oportunidades. Hoje, eu posso sonhar (com um futuro melhor), pois estudo em uma escola dos Amigos do Bem”, afirma Thiago da Silva Leite, jovem atendido pelos Amigos do Bem.

O Jantar dos Amigos do Bem é bianual e o recurso arrecadado será destinado para a Construção de um novo Centro de Transformação e para a manutenção dos diversos projetos da instituição, que possui grandes dimensões e um orçamento desafiador para atender regularmente milhares de pessoas. “Estamos muito felizes e agradecidos por todas as doações. Continuamos nossa caminhada e campanha de 30 anos para manter, atender e transformar a vida de muitas pessoas”, descreve Alcione.

Publicidade

A Amigos do Bem pretende inaugurar o quinto Centro de Transformação no povoado “Cabelo Duro”, sertão de Pernambuco, que tem o objetivo de atender mais de 2 mil crianças que vivem em situação de pobreza extrema. “Este é mais um passo importante na trajetória dos Amigos do Bem. Quando investimos em educação, estamos rompendo um ciclo secular de miséria nessa região. Estamos escrevendo um futuro diferente para estas crianças, jovens e suas famílias”, complementa a executiva.

O evento foi totalmente realizado com a ajuda de centenas de voluntários Amigos do Bem. “É uma alegria e um orgulho ver o resultado do nosso trabalho neste evento. Junto com muitos voluntários e a idealização da Alcione, criamos este cenário, trouxemos um povoado do sertão para São Paulo. Trabalhamos muito, com muita alegria sempre. Este projeto transforma a vidas das famílias do sertão e a nossa também. É muito gratificante”, afirma a arquiteta Marcia Wan Dick, voluntária da Amigos do Bem há 20 anos.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.