
Políticos criticaram o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), após ele defender a criação de uma frente Sul-Sudeste contra a Região Nordeste, proposta que, de acordo com o chefe do Executivo mineiro, teria como objetivo conseguir mais “protagonismo político”.
As declarações de Zema foram dadas durante entrevista a Monica Gugliano e Andreza Matais, do jornal O Estado de S.Paulo, neste sábado (5) e geraram indignação entre políticos e figuras públicas.
Zema propôs ações de um consórcio de estados do Sul e Sudeste para se defender no Congresso Nacional de perdas econômicas em resposta aos estados do Norte e Nordeste. O governador, que é opositor do presidente Lula (PT), relatou que o bloco se chama Cossud (Consórcio Sul-Sudeste) e é presidido pelo governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD).
“Outras regiões do Brasil, com Estados muito menores em termos de economia e população se unem e conseguem votar e aprovar uma série de projetos em Brasília. E nós, que representamos 56% dos brasileiros, mas que sempre ficamos cada um por si, olhando só o seu quintal, perdemos. Ficou claro nessa reforma tributária que já começamos a mostrar nosso peso“, afirmou Zema.
O senador Humberto Costa (PT-PE) classificou Zema como “funesto”:
A ignorância e o preconceito de Zema são atributos seus muito conhecidos. Mas que não deixam de envergonhar toda vez que vêm a público. O alento é saber que Minas e os mineiros são muito maiores do que esse funesto sujeito, acidente político em um estado de história tão altiva. pic.twitter.com/BSaujaahZX
— Humberto Costa (@senadorhumberto) August 5, 2023
O governador Eduardo Leite (PSDB-RS) apoiou a ideia de Zema; ao ser criticado, ele foi às redes explicar sua posição:
Seremos todos mais fortes quanto mais formos um só Brasil. 🇧🇷
Não acredito que o governador Zema tenha dito nada diferente disso. Se disse, não me representa. pic.twitter.com/18JSLCsA1K
— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) August 6, 2023
O ministro da Justiça, Flávio Dino, em critica ao governador mineiro, citou o asrtigo 19 da constituição do Brasil:
É absurdo que a extrema-direita esteja fomentando divisões regionais.
Precisamos do Brasil unido e forte. Está na Constituição, no art 19, que é proibido “criar distinções entre brasileiros ou preferências entre si”.
Traidor da Constituição é traidor da Pátria, disse Ulysses…— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) August 6, 2023
O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) escreveu que o Brasil precisa de união:
Zema falando é a prova viva que o silêncio é ouro.
O Brasil precisa de mais união, não de ódio. Precisa de mais compreensão, não intolerância. Precisa de mais respeito, não de preconceito.
Respeite o povo, o sudeste, o sul e o nordeste. Respeite o Brasil.
BASTA!
— Lindbergh Farias (@lindberghfarias) August 5, 2023