SEPARATISMO?

Zema defende criação da frente Sul-Sudeste contra o Nordeste; políticos se manifestam

O chefe do Executivo mineiro defendeu sua idea para que SP, MG, RJ, ES, SC, PR e RS tenham mais “protagonismo político” no cenário nacional

Zema defende criação da frente Sul-Sudeste contra o Nordeste; políticos se manifestam
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) propôs a criação de um frente de governadores do Sul e Sudeste em contraposição ao Nordeste (Crédito Foto: Imprensa MG)

Políticos criticaram o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), após ele defender a criação de uma frente Sul-Sudeste contra a Região Nordeste, proposta que, de acordo com o chefe do Executivo mineiro, teria como objetivo conseguir mais “protagonismo político”.

Publicidade

As declarações de Zema foram dadas durante entrevista a Monica Gugliano e Andreza Matais, do jornal O Estado de S.Paulo, neste sábado (5) e geraram indignação entre políticos e figuras públicas.

Zema propôs ações de um consórcio de estados do Sul e Sudeste para se defender no Congresso Nacional de perdas econômicas em resposta aos estados do Norte e Nordeste. O governador, que é opositor do presidente Lula (PT), relatou que o bloco se chama Cossud (Consórcio Sul-Sudeste) e é presidido pelo governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD).

“Outras regiões do Brasil, com Estados muito menores em termos de economia e população se unem e conseguem votar e aprovar uma série de projetos em Brasília. E nós, que representamos 56% dos brasileiros, mas que sempre ficamos cada um por si, olhando só o seu quintal, perdemos. Ficou claro nessa reforma tributária que já começamos a mostrar nosso peso“, afirmou Zema.

O senador Humberto Costa (PT-PE) classificou Zema como “funesto”:

Publicidade

Publicidade

O governador Eduardo Leite (PSDB-RS) apoiou a ideia de Zema; ao ser criticado, ele foi às redes explicar sua posição:

O ministro da Justiça, Flávio Dino, em critica ao governador mineiro, citou o asrtigo 19 da constituição do Brasil:

Publicidade

O deputado federal Lindbergh Farias  (PT-RJ) escreveu que o Brasil precisa de união:

 

 

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.