Ouro Preto oficializa cancelamento do Carnaval 2022

Órgãos de fiscalização do município vão realizar diligências em locais que costumam registrar aglomeração. Diversas cidades do país já decidiram não realizar a folia

Ouro Preto oficializa cancelamento do Carnaval 2022
Festas e aglomerações na data também foram proibidas (Crédito: Canva)

A Prefeitura de Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais, publicou nesta quarta-feira (15) um decreto que oficializa o cancelamento do Carnaval 2022. O município proibiu a realização de qualquer tipo de evento durante a folia, público ou privado, em espaços abertos ou fechados.

Publicidade

Bailes, desfiles de blocos e agremiações, carnavais de rua, festas em repúblicas, festas em sítios e eventos privados de qualquer espécie serão impedidos na cidade, dona de um dos carnavais mais tradicionais do Brasil. Restaurantes e bares poderão funcionar, desde que cumpram os protocolos sanitários.

Ouro Preto já tinha anunciado que não promoveria carnaval no ano de 2022, assim como Diamantina e Tiradentes, que integram a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais.

Segundo o decreto, os órgãos de fiscalização do município vão realizar diligências em locais que costumam registrar aglomeração, como bares e repúblicas, durante o carnaval. O descumprimento do decreto poderá ser informado às Polícias Militar e Civil e ao Ministério Público, segundo G1.

Para a adoção da medida, a prefeitura adotou, entre outros pontos, o fato de a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 ainda não ter chegado a “uma parcela significativa da população”, a piora da pandemia em países da Europa e a inviabilidade de exigência de vacinação ou teste de todos os participantes de eventos públicos.

Publicidade

O município também considerou que “importantes capitais brasileiras com fortes tradições carnavalescas já cancelaram o carnaval”.

Publicidade