possíveis violações

Partido Novo suspende filiação de João Amoêdo

Para o segundo turno, Amoêdo declarou voto em Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

novo-joao-amoedo
João Amoêdo (Créditos: Reprodução/ Twitter)

O Partido Novo determinou a suspensão da filiação de João Amoêdo. Detalhes sobre o que teria motivado a medida não foram divulgados. No entanto, a decisão foi tomada após Amoêdo declarar voto em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições.

Publicidade

O partido informou nesta quinta-feira (27), por meio de nota divulgada à imprensa, a filiação de Amoêdo foi suspensa enquanto ele é alvo de um processo disciplinar por “possíveis violações estatutárias”.

Em 3 de outubro, o partido se posicionou contra o Partido dos Trabalhadores (PT) e o “lulismo”. Mas, apontou que seus filiados estavam livres para votarem de acordo com sua “consciência” e “princípios partidários”.

“O Partido Novo, através da Comissão de Ética Partidária (CEP), decidiu suspender liminarmente a filiação de JOÃO DIONÍSIO FILGUEIRA BARRETO AMOÊDO, até o encerramento do Processo Disciplinar aberto contra ele, por possíveis violações Estatutárias cometidas por ele, com base no art. 21, II combinado com §2º. A Comissão de Ética Partidária (CEP) é o órgão nacional, independente e permanente de apoio à gestão do NOVO e que tem como principal função zelar pela ética e decoro, bem como pela aplicação do Estatuto e normas internas do NOVO, sendo assim o órgão competente para julgar denúncias feitas por nossos filiados”, informa nota.

AGORA: Partido Novo suspende a filiação de João Amoêdo, fundador da sigla, após ele declarar voto em Lula. Partido alega “risco de dano grave à imagem” para justificar o ato antidemocrático. Legenda tinha liberado seus integrantes para escolha de voto.

Publicidade

— Renato Souza (@reporterenato) October 27, 2022

 

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.