Nesta segunda-feira (16), está no ar mais um episódio da série Combate às Fake News – uma parceria do Grupo Perfil Brasil com o Facebook. Neste terceiro episódio, conversamos com o sociólogo e cientista político Antonio Lavareda sobre o impacto da desinformação nas bases democráticas que sustentam o país.
Ver essa foto no Instagram
Lavareda destaca a importância do tema para a sociedade de uma forma geral, interessada, ou não, nas tecnologias da informação:
“Este é um tema caro, superlativamente caro, caríssimo à sociedade democrática, sobretudo no modelo em que nós a conhecemos no mundo ocidental.”
Além dos assuntos mais recorrentes sobre fake news, também tratados neste programa, o professor traz a preocupação com o que chama de ‘deep fake news’, que são viabilizadas pela tecnologia existente. As deep fake news são simulações de voz e de movimentos labiais atribuídos por manipulação ou edição de vídeo por terceiros.
“São quase impossíveis [as deep fake news] de serem identificadas por um cidadão comum, e que podem, por exemplo, veiculadas na véspera de uma eleição eventualmente disputada, ter efeitos desastrosos.”
Apesar das inseguranças sobre as fake news, o professor Antonio Lavareda se diz otimista e vê solução para estas manipulações e mentiras.
Confira a entrevista completa em nosso canal no YouTube. Todas as segundas, às 8 da noite!