FORÇA ARMADA BRASILEIRA

Pilotos de avião brasileiros afirmam ter visto cerca de 80 óvnis em 2023

Os relatos sobre objetos não identificados variam e ocorreram em todas as regiões do país; Há registros de óvnis desde 1952 em território brasileiro

Os relatos sobre objetos não identificados variam e ocorreram em todas as regiões do país; Há registros de óvnis desde 1952 no Brasil.
Foram disponibilizados 30 relatos para acesso público no site do Arquivo Nacional – Créditos: Reprodução

No ano passado, a Aeronáutica recebeu cerca de 80 relatos de objetos voadores não identificados (óvnis), um número significativo quando comparado aos 44 registros de 2022 e aos nove de 2021. Esses incidentes foram documentados pelo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta) e agora estão disponíveis para consulta no Arquivo Nacional.

Publicidade

Em janeiro do ano passado, um voo da Azul decolou de Ourilândia do Norte (PA) com destino a Belém e os pilotos do voo perceberam algo diferente. Durante cerca de 30 minutos, eles avistaram duas luzes brancas que se moviam de forma errática no céu, aparecendo e desaparecendo enquanto faziam movimentos rápidos em zigue-zague.

“Uma luz aparecia e sumia periodicamente com movimentos para cima, para baixo e para os lados“, descreveram os pilotos.

Na região Sul do Brasil houve um destaque nos avistamentos. Dos nove casos reportados nessa área, seis ocorreram em Porto Alegre ou em seus arredores, destacando um possível aumento de atividade naquela região específica.

Em um dos documentos, um piloto, cuja identidade foi mantida em sigilo, relatou que quatro a cinco objetos foram vistos a 20° acima do horizonte da aeronave, formando frequentemente um círculo e se aproximando e se distanciando uns dos outros. As luzes eram extremamente rápidas e variavam em intensidade, aparecendo inicialmente em Ilha Comprida (SP) e se movendo em direção ao mar até Navegantes (SC).

Publicidade

Outro relato, datado de 21 de janeiro de 2023, descreveu luzes se comportando de maneira incompatível com qualquer fenômeno conhecido, como satélites ou lixo espacial. Este piloto afirmou ter testemunhado luzes/movimentos incomuns que não correspondiam a nenhum objeto conhecido.

Como variam os relatos de óvnis?

Os avistamentos de óvnis têm descrições variadas. Em setembro, ao menos dez objetos coloridos foram fotografados em Beberibe (CE), mas as imagens não tinham qualidade suficiente para registros formais. As formas e cores relatadas vão desde uma “caneta grande amarela” avistada em Fortaleza até um ponto branco, vermelho e verde avistado em um voo do Panamá para Guarulhos.

Em Rio das Ostras (RJ), um objeto em forma de charuto, medindo de dois a três metros, foi visto “voando em saltos”. Em outra ocasião, quatro óvnis foram avistados mudando de cor entre vermelho e verde, movendo-se a uma velocidade muito superior à de um avião comercial.

Publicidade

Vários pilotos relataram objetos com velocidade três a quatro vezes superior à do som.

A Força Aérea Brasileira (FAB) mantém registros detalhados de avistamentos de óvnis desde 1952. Todos esses documentos, vídeos e fotografias foram transferidos para o Arquivo Nacional e estão disponíveis ao público. A FAB esclarece que não realiza estudos ou análises sobre o tema; eles apenas catalogam e encaminham as informações para o Arquivo Nacional.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.