PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE

Polícia Ambiental e Ministério Público realizam operação contra incêndios florestais

Operação Huracan teve inicio nesta quinta-feira (23) em todo o estado de São Paulo e vai até esta sexta-feira (24)

As forças de segurança do Estado de São Paulo seguem empenhadas no combate ao tráfico de drogas, com ocorrências de destaque nesta semana.
Ao todo são 450 policiais envolvidos na operação – Créditos: Governo de SP

A Polícia Militar Ambiental e o Ministério Público deflagraram nesta quinta-feira (23) a Operação Huracan, realizada em todo o estado de São Paulo, focada na prevenção de incêndios florestais e seus impactos na saúde pública. A operação está mobilizando cerca de 450 policiais e segue um planejamento estratégico elaborado para direcionar eficazmente as ações em campo.

Publicidade

A ação, que acontece no período de pré-estiagem, inclui a vistoria de propriedades rurais e a orientação aos proprietários sobre medidas de prevenção, como a manutenção adequada dos aceiros e a correta implementação de planos de prevenção contra incêndios.

As equipes que contam com efetivos dos cinco batalhões da PM ambiental e promotores de Justiça também percorrem trechos de aceiros, margens de rodovias e zonas de unidades de conservação para garantir a proteção das áreas naturais e evitar a propagação de incêndios.

Combate à soltura de balões

A operação também tem o objetivo de combater a fabricação ilegal de balões, uma atividade que apresenta riscos significativos à segurança pública e ao meio ambiente.

Os balões podem causar incêndios em áreas residenciais, industriais e florestais, além de representar perigo para a segurança de aeronaves.

Publicidade

A PM ambiental reforça que fabricar, vender, transportar e soltar balões é crime previsto no artigo 42 da Lei nº 9.605/98. Os envolvidos também podem ser responsabilizados por atentar contra a navegação aérea, conforme o artigo 261 do Código Penal.

A Operação Huracan, cujo nome faz alusão ao deus maia das catástrofes naturais, inclui um componente didático importante, com ações de educação ambiental nas redes sociais para conscientizar a população. “A Operação Huracan representa um esforço significativo para proteger o meio ambiente e a segurança pública, promovendo a prevenção de incêndios e a conscientização da sociedade”, informou a PM ambiental.

*Texto escrito com informações de Governo do Estado de São Paulo

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.