urgência

Políticos gaúchos defendem investimentos em aeroportos regionais do RS

Voos foram transferidos para terminais de outras cidades do RS. Força Aérea Brasileira e o Aeroporto Regional Hugo Cantergiani estão recebendo parte dos voos

RS
Políticos gaúchos defendem investimentos em aeroportos regionais do RS – Crédito: Maurício Tonetto / Secom

A recente catástrofe socioambiental no Rio Grande do Sul ((RS), que afetou mais de 2,34 milhões de pessoas e ceifou ao menos 163 vidas em quase todas as cidades do estado. Assim, ressaltando a urgência de investimentos públicos e privados em aeroportos regionais.

Publicidade

Políticos e empresários gaúchos destacam que, do ponto de vista logístico, a dependência do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, para voos de cargas e passageiros torna o estado mais suscetível aos impactos de eventos climáticos extremos.

Deputados, senadores, prefeitos e empresários argumentam que a expansão ou melhoria de outros terminais aeroportuários no estado promoveria a conectividade, estimulando o desenvolvimento econômico em diferentes regiões.

O deputado federal Marcel Van Hattem (Novo-RS) enfatizou a necessidade de avanços na infraestrutura aeroportuária em uma videoconferência recente com o ministro do Turismo, Celso Sabino, e o governador Eduardo Leite, entre outros representantes. O debate incluiu a ampliação de aeroportos como os de Caxias do Sul, Gramado e Canoas.

Em 2023, o Salgado Filho ocupou o décimo lugar entre os aeroportos mais movimentados do país. No entanto, após os temporais que atingiram o estado, o aeroporto está fechado por tempo indeterminado desde o início de maio.

Publicidade

Parte dos voos foi transferida para outras cidades gaúchas e catarinenses, enquanto a concessionária Fraport Brasil aguarda a drenagem das águas que inundaram a pista e o terminal.

Em Caxias do Sul, a base militar da Força Aérea Brasileira e o Aeroporto Regional Hugo Cantergiani estão recebendo parte dos voos transferidos. A prefeitura solicitou à Agência Nacional de Aviação Civil a internacionalização do Cantergiani para ampliar sua capacidade operacional.

A proposta de internacionalização também recebeu apoio de parlamentares e autoridades locais, que destacam a importância da conectividade aérea para o desenvolvimento econômico e turístico das regiões. A expectativa é de que investimentos federais possam impulsionar melhorias nos aeroportos regionais gaúchos, visando a universalização do transporte aéreo e o fortalecimento da economia local.

Publicidade

*Texto com informações de Agência Brasil

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.