cidade em alerta

Previsão de chuva em SP faz Enel ativar plano de emergência

Temporais causaram transtornos à população da capital e do interior. Uma idosa morreu ao ter o carro arrastado pela força das chuvas

Inmet-chuvas-intensas-rio-vale-do-paraíba
Inmet alerta para chuvas intensas no Rio e no Vale do Paraíba – Crédito: Rovena Rosa/Agência Brasil

A Enel-SP, distribuidora de energia elétrica de São Paulo, anunciou que vai triplicar o contingente operacional neste fim de semana. A medida é parte de um plano de emergência para a cidade após alerta de temporais em todo o estado. Segundo a Defesa Civil, estão previstos grandes volumes de chuva.

Publicidade

Conforme a Enel, o aumento também inclui funcionários dos canais de atendimento para ocorrências de falta de luz. Porém, as orientações também são publicadas nas redes sociais. “A distribuidora tem mantido diálogo também com as principais autoridades estaduais e dos municípios de sua área de concessão”, afirma em comunicado.

Durante a segunda semana de janeiro, milhares de pessoas sofreram com a falta de energia causada pelos temporais. Segundo o Procon, a distribuidora acumula mais de 500 reclamações somente neste mês.

Em Sorocaba (SP), uma idosa de 74 anos morreu após ficar presa em um carro arrastado pela força da água, em decorrência do temporal que ocorreu na madrugada deste sábado (20). Vários pontos de alagamentos e estragos na cidade foram provocados. Segundo a Defesa Civil, choveu 150mm na cidade.

O plano emergencial da concessionária prevê a mobilização de até três vezes o número de equipes em campo, além da possibilidade de duplicação da capacidade de atendimentos em call centers em casos de evento climático severo.

Publicidade

A Enel tem mantido contato com as principais autoridades estaduais e dos municípios de sua área de concessão, afirmou a empresa em nota.

Como falar com a Enel por SMS

Os clientes que possuem celulares atualizados no cadastro com a distribuidora receberão uma mensagem de alerta por SMS sobre a previsão de tempestades e com indicação de como registrar falta de luz.

Para registrar falta de energia pelo SMS, basta enviar mensagem para o número 27373, a palavra LUZ e o número da instalação que consta na conta da Enel. O registro para pedido de atendimento ocorrerá automaticamente.

Publicidade

O cliente recebe, em seguida, a confirmação do seu registro e o número de protocolo. Além do SMS, contudo, a distribuidora orienta os consumidores a priorizarem as solicitações de falta de luz pelo app Enel São Paulo (disponível para iOS ou Android), pelo site da Enel ou pelo WhatsApp (21) 99601-9608.

 * Sob supervisão de Lilian Coelho 

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.