INÍCIO DA QUARESMA

Qual o significado da Quarta-Feira de Cinzas? Entenda

Este dia ocorre sempre 40 dias antes do Domingo de Páscoa, que é a data móvel mais importante no calendário cristão

Na Quarta-Feira de Cinzas, os fiéis participam de missas onde recebem uma marca de cinzas na testa, feita em forma de cruz
Qual o significado da Quarta-Feira de Cinzas? – Crédito: Domínio Público

Quarta-Feira de Cinzas é um dia religioso que marca o início da Quaresma no calendário cristão, especificamente na tradição da Igreja Católica. Este dia ocorre sempre 40 dias antes do Domingo de Páscoa, que é a data móvel mais importante no calendário cristão.

Publicidade

A princípio, o vaticanista e professor na Pontifícia Universidade Gregoriana Filipe Domingues, explicou a importância da data em entrevista à BBC News Brasil. Ele diz que “as cinzas carregam duas simbologias. A primeira é a ideia da efemeridade da vida. Vem do fato de que quando Deus disse de que das cinzas viemos e às cinzas voltaremos, era para lembrar que o ser humano é pequeno diante da grandeza de Deus”. 

Já a segunda questão citada se trata da penitência: “aí é uma leitura cristã, já do Novo Testamento, porque Cristo, segundo os evangelhos canônicos questionou algumas tradições do mundo judaico […], o legalismo de alguns doutores da lei. [Nesse contexto], no período da quaresma ele começa com essa reflexão interna da importância do arrependimento, da penitência, de reformular o que nós somos e como estamos vivendo”.

O que é Quaresma?

A Quaresma é um período de 40 dias de penitência, reflexão e preparação espiritual para a celebração da ressurreição de Jesus Cristo. Assim, os fiéis são convidados a jejuar, orar e praticar a caridade como uma forma de se prepararem para a data.

O padre Eugênio Ferreira de Lima, também em conversa com a BBC News Brasil, comentou que “somos chamamos a entrar nesse tempo da quaresma dedicando mais tempo para a palavra da Deus. Para abrir o coração e perceber a presença do Cristo no meio de nós: o Cristo que passa fome, que é torturado, que é injustiçado. Que tem necessidade de roupa, de casa, de comida”.

Publicidade

Dessa forma, na Quarta-Feira de Cinzas, os fiéis participam de missas onde recebem uma marca de cinzas na testa, feita em forma de cruz. O padre Eugênio explica: “uma quantidade razoável daqueles ramos bentos no Domingo de Ramos é guardada, conservada e queimada para se transformar nas cinzas. Depois, [as cinzas] são abençoadas na missa e, no momento certo do ritual da Quarta de Cinzas, todos os fiéis são convidados a se apresentarem para serem assinalados com elas”.

Tradições

Denominações cristãs que seguem o calendário litúrgico, como a Igreja Católica, a Igreja Ortodoxa Oriental e várias denominações protestantes históricas, cumprem a Quaresma.

Por fim, o historiador, teólogo e filósofo Gerson Leite de Moraes, professor na Universidade Presbiteriana Mackenzie, explica sobre os costumes da data: “As igrejas do protestantismo histórico, algumas são mais litúrgicas, outras menos. Todas reconhecem o período da Páscoa e, portanto, o período que a antecede, esses 40 dias da quaresma. Mas varia de intensidade [conforme a denominação religiosa]. Numa igreja litúrgica, às vezes o pastor cita que iniciamos o período da quaresma, algumas igrejas usam cores específicas”.

Publicidade

“As evangélicas pentecostais e neopentecostais geralmente são muito pouco litúrgicas. É um espontaneísmo muito grande, então, dificilmente você vai encontrar uma valorização desse período de tempo em relação à observância da quaresma” conclui o professor Moraes.

* Matéria publicada com supervisão de Ricardo Parra.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.