FICA NA BAHIA

Que capital brasileira tem os piores índices de pobreza, desnutrição e desemprego?

O estudo feito pelo pelo Instituto Cidades Sustentáveis utiliza os dados públicos mais recentes em cada indicador. Salvador está entre as capitais com os piores índices

índices
Salvador está entre as capitais com piores índices – Créditos: Fábio Rpdrigues Pozzebom/ Agência Brasil

Um estudo divulgado nesta terça-feira (26) pelo Instituto Cidades Sustentáveis (ICS) analisou e comparou os índices sociais entre as 26 capitais do Brasil. Este levantamento confirmou que Salvador, na Bahia é a cidade com piores índices de pobreza, desnutrição e desemprego no país.

Publicidade

O estudo, que utilizou os dados públicos mais recentes em cada indicador, mostra a capital baiana no fim da lista em PIB per capita, desnutrição infantil, população abaixo da linha da pobreza, taxa de desocupação e jovens vítimas de homicídio, entre outros. Sobretudo, apresentou no levantamento que 11% da população se encontra abaixo da linha da pobreza. Sendo assim, o número é dez vezes menor comparado a Florianópolis (SC), capital que se destacou com a melhor taxa no mesmo indicador.

Ainda se destaca como a pior capital no índice de desnutrição, com 4% de crianças menores de 5 anos que se encontram em situação de desnutrição. Juntamente com o índice de desocupação, tendo 16,7% da população desempregada.

Os índices de violência também colocaram a cidade nas últimas posições. Em 2021, Salvador foi a capital com a segunda maior taxa de homicídios, atrás de Macapá (AP). Também foi a primeira em homicídios de jovens, de 15 a 29 anos. Nesse ano, o índice foi de 332,75 jovens mortos a cada 100 mil habitantes. Em São Paulo, esse índice foi de 7,6.

Posicionamendo do ISC em relação aos índices

“Lamentavelmente, Salvador tem chamado atenção por índices ruins, mesmo sendo governada por gestões que supostamente investem mais em questões sociais. A cidade tem regiões onde a pobreza é alta e os níveis de moradia e saúde são muito precários, o que alimenta distúrbios como a violência urbana. Isso reduz perspectivas de futuro e cria um ciclo perverso”, disse Jorge Abrahão, coordenador-geral do ICS.

Publicidade

De acordo com o Instituto, a 1° edição do Mapa da Desigualdade entre as Capitais do Brasil tem o intuito de reforçar a percepção da distância que separa as regiões e estados do país, tanto em relação a aspectos socioeconômicos quanto na oferta de infraestrutura urbana e serviços públicos.

No ranking geral das capitais brasileiras, Curitiba ficou em primeiro lugar e Porto Velho em último. Salvador ocupa 17º lugar.

*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.