Rogério Andrade

Quem é o bicheiro liberado pelo ministro do STF Nunes Marques?

Ele estava sob regime de recolhimento noturno e usava tornozeleira eletrônica há cerca de um ano e meio

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Kassio Nunes Marques, anunciou a liberação do bicheiro Rogério Andrade, que estava sob regime de recolhimento noturno e usava tornozeleira eletrônica há cerca de um ano e meio.
Rogério foi preso em agosto de 2022 – Créditos: Reprodução

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Kassio Nunes Marques, anunciou a liberação do bicheiro Rogério Andrade, que estava sob regime de recolhimento noturno e usava tornozeleira eletrônica há cerca de um ano e meio. A decisão do magistrado veio por meio de um despacho sigiloso, na última terça-feira (16). A informação foi confirmada pelo g1, após contato com o advogado de Rogério.

Publicidade

Rogério havia protocolado um pedido de soltura no STF em novembro de 2023, após ser rejeitado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) no mês anterior. Ele foi preso em agosto de 2022, em decorrência da deflagração da segunda fase da Operação Calígula, que investigava operações ilegais de jogos de azar no Rio de Janeiro.

No fim daquele mesmo ano, o STJ acatou um pedido de habeas corpus do bicheiro. Para deixar a prisão, Rogério Andrade deveria usar tornozeleira eletrônica, recolher-se em seu domicílio após às 18h e apresentar-se regularmente ao juízo para comprovar suas atividades.

Ao receber o comunicado de Nunes Marques, o juiz auxiliar Richard Robert Fairclough determinou que o ofício fosse enviado à Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) para concretizar a retirada de todas as medidas cautelares.

Publicidade

Decisão surpreendeu STF e PGR

Segundo fontes ao blog da jornalista Andréia Sadi, a medida expedida por Nunes Marques causou espanto nos outros ministros do STF. Ainda ao portal, foi revelado que a expectativa é que o procurador-geral da República, Paulo Gonet, recorra da decisão.

Ao chegar na Polícia Federal (PF), a notícia também causou certa indigestão. “Perderam a vergonha”, disse um membro do órgão. Ao blog, Kassio Nunes Marques constatou que a decisão é sigilosa pois o processo corre em sigilo.

Quem é o bicheiro Rogério Andrade?

Rogério é sobrinho de Castor de Andrade, um dos maiores nomes do ramo de jogos de azar da história do Rio. Com a sua morte, em 1997, Rogério dividiu o comando com mais dois familiares do império familiar do bicho, que controla as operações da zona oeste da cidade.

Publicidade

Os outros sócios de Rogério eram o filho de Castor, Paulo Roberto de Andrade, que morreu em 1998, e seu ex-cunhado, Fernando Iggnácio, assassinado a tiros em 2020. O bicheiro foi investigado como mandante dos dois crimes.

Por outro lado, ele também já foi alvo de tentativas de assassinato. Em 2010, por exemplo, Rogério teve seu carro armado com bombas para uma eventual explosão enquanto ele estivesse dentro. Apesar de sobreviver, seu filho, Diogo de Andrade, que dirigia o veículo, morreu. Não se sabe quem planejou a operação, mas Rogério encontrava-se em um conflito declarado com outro bicheiro, Bernardo Bello. Este foi alvo de uma investigação do Ministério Público (MP) em março de 2023, onde foi descrito como “uma pessoa violenta”.

Como qualquer contraventor do ramo, Rogério tem forte ligação com o Carnaval do Rio. Seu tio, aliás, foi um dos fundadores da Liga das Escolas de Samba (Liesa). O bicheiro é, atualmente, o patrono da Mocidade Independente de Padre Miguel. Além disso, sua esposa, Fabíola Andrade, é a atual rainha de bateria da agremiação.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.