INUNDAÇÃO

Rio Guaíba deve permanecer acima da cota de inundação nos próximos dias

Após o pico de 5,33 m de cheia, o nível estabilizou. De acordo com a última atualização da Prefeitura de Porto Alegre, na manhã desta terça-feira (7), o nível do Guaíba está em 5,27 m

Rio Guaíba deve permanecer acima da cota de inundação até a próxima semana
Arena do Grêmio totalmente alagada emrazão da cheia recorde do rio Guaíba – Crédito: Reprodução/Redes Sociais

O rio Guaíba, que atingiu sua máxima histórica de cheia em razão das chuvas que afetam o Rio Grande do Sul (RS), ainda está em níveis críticos e deve permanecer acima da cota de inundação – que é de 3 metros – até a próxima semana, de acordo com análises do Serviço Geológico do Brasil (SGB).

Publicidade

O rio corta a capital gaúcha, Porto Alegre, e a cheia também impacta municípios da Região Metropolitana que estão entre os mais prejudicados pelos temporais.

Desde o início das fortes chuvas, na segunda-feira passada (29), o Guaíba subiu mais de três metros e, no sábado (5), chegou à máxima histórica de 5,33 m, quase 60 cm cm acima do recorde anterior, de 4,75 m, registrado em 1941.

Nível do Guaíba em estabilidade

Após o pico, o nível estabilizou, mas ainda não registrou baixa significativa. De acordo com a última atualização da Prefeitura de Porto Alegre, na manhã desta terça-feira (7) o Guaíba está em 5,27 metros.

“O nível está estável e indicando início do processo de descida. No entanto, pode permanecer acima dos 4 metros até em torno de sábado (11). Ainda existe previsão de chuva na região e, caso elas ocorram de modo mais intenso, pode haver atraso no processo de descida, com possibilidade de algumas elevações durante a recessão” esclarece o coordenador do Sistema de Alerta Hidrológico do SGB, Artur Matos.

Publicidade

De acordo com os pesquisadores, esse cenário é resultado do que tem sido observado em estações acima da região, cujo volume de águas deságua no Rio Guaíba. Na Bacia do Rio Taquari, nas cidades de Estrela, Venâncio Aires e Taquari, o nível ainda está acima da cota de inundação.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.