O nível do Rio Guaíba, em Porto Alegre (RS), atingiu a marca de 3,44 metros nesta terça-feira (21), segundo dados da Defesa Civil. A marca é o maior nível registrado em 82 anos de história.
Uma das comportas fechadas nesta segunda-feira (20) para conter o avanço das águas cedeu à pressão e vazou à noite fazendo com que o Guaíba invadisse ruas da cidade, principalmente na região do Quarto Distrito.
Segundo a Defesa Civil de Porto Alegre, o nível do Guaíba chegou a 3,39 metros às 23h15 de segunda. A cota de inundação é de até 3 metros.
Durante a noite de segunda-feira e a madrugada desta terça-feira (21), equipes da prefeitura de Porto Alegre trabalharam no local. O principal ponto de bloqueio é no cruzamento da Avenida Sertório com a Rua Voluntários da Pátria.
Os temporais que atingiram o Rio Grande do Sul (RS) no final de semana causaram danos e transtornos em 158 cidades, deixando 13.264 pessoas desalojadas e 3.737 desabrigadas, de acordo com a Defesa Civil do RS.
Cidades como São Sebastião do Caí e Eldorado do Sul sofreram com a alta dos níveis dos rios. Na capital gaúcha, o Guaíba atingiu nível máximo e superou a marca histórica pela segunda vez em dois meses. Três mortes já foram confirmadas pela Defesa Civil desde o fim de semana. O número de feridos chega a 63.
A prefeitura de Porto Alegre determinou, nesta segunda-feira (20), o fechamento das comportas do sistema de proteção contra enchentes.
Em uma rede social, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), explicou que a medida é preventiva e foi tomada “em função do alto nível de chuva nas cabeceiras e rios que desaguam no Guaíba”.
A prefeitura informou que está monitorando a elevação das águas na região das ilhas e que presta apoio à população ribeirinha. O ginásio do Departamento Municipal de Habitação (Demhab) foi aberto no último domingo (19) para receber as famílias que necessitarem.
Esta é uma governança que vai sendo ajustada a cada minuto. Aqui só temos um caminho, que é o da colaboração. Queremos pedir mais uma vez a contribuição dos porto-alegrenses. Tenho certeza de que vamos superar este momento, com solidariedade e acolhimento aos moradores atingidos. pic.twitter.com/10z30jg4t1
— Sebastião Melo (@SebastiaoMelo) November 20, 2023