CONTRABANDO

Roraima: Operação da PF mira lavagem de capitais de ouro ilegal no estado

Na ação, três mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos, além do bloqueio de bens.

Roraima: operação da PF mira lavagem de capitais de ouro ilegal no estado
As investigações envolvem alvos identificados em outra operação, a Hespérides, deflagrada em 2019 (Crédito: Polícia Federal)

Suspeitos de receber valores para a compra de ouro na Venezuela e fazer contrabando para o Brasil são alvos da Operação Lotis Auro, da Polícia Federal (PF), nesta quarta-feira (22). As suspeitas são de que o esquema tenha movimentado aproximadamente R$ 40 milhões.

Publicidade

Na ação, três mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos, além do bloqueio de bens, expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal da Justiça Federal em Roraima.

As investigações envolvem alvos identificados em outra operação, a Hespérides, deflagrada em 2019. Esses investigados teriam envolvimento com uma empresa de fachada utilizada para movimentar valores relativos à compra e venda de ouro contrabandeado da Venezuela.

Lotis Auro é uma expressão em latim significa “ouro lavado”, fazendo alusão à prática do crime de contrabando de ouro na tentativa de dar uma aparência lícita por meio da lavagem de dinheiro.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.