O influencer Thiago Alcântara Break viralizou nas redes sociais com ‘dicas’ para que turistas não sejam roubados nas praias do Rio de Janeiro. Com bom humor, ele ainda ensina aos turistas e moradores o que fazer para que não sejam vítimas de arrastões na orla carioca. A dica de Break é correr para a água ou para o calçadão. Mas ele alerta: “se você não sabe nadar, meu parceiro, corre para o calçadão para não ‘virar saudade'”.
Ver essa foto no Instagram
Veja algumas dicas do influencer
Na gravação, o influencer enterra na areia da praia os pertences (celular e a carteira) em caso de correria e coloca uma camisa por cima para identificar o local. “Dica de Carioca Raiz”.
Outra dica, segundo o influencer, é de colocar um cadeado na moto. Já para quem vai a pé e caminha na orla, a dica é não andar com o celular na mão: “não puxa o celular e fica gravando, bobão”. “Aí vem a ‘mão de elástico’ e dá o bote”, diz ele, se referindo aos furtos.
“Resumindo: Rio não é pra amador”, escreveu um internauta.
Criminalidade no Rio
Um levantamento feito com dados do Instituto de Segurança Pública do RJ aponta bairros em que o número de roubos a pedestres aumentou neste ano, considerando o período entre janeiro e outubro. Em Copacabana, o aumento foi de 56,3%. Moradores do bairro se uniram e criaram grupos de justiceiros, pessoas que saem às ruas caçando ladrões, após um empresário de 67 anos ser nocauteado, na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, ao tentar defender uma mulher que era vítima de um arrastão. A Polícia Militar anunciou melhor distribuição do policiamento, de forma geral, além de intensificação das abordagens.
* sob supervisão de Lilian Coelho