Suspeitos de tráfico de drogas

Saiba o que pode acontecer com casal brasileiro detido no Líbano

Foram detidos no país no final de dezembro, cada um deles com 500 gramas de cocaína no estômago.

saiba-o-que-pode-acontecer-com-casal-brasileiro-detido-no-libano
Os brasileiros estavam desaparecidos desde o dia 18 de dezembro, após uma viagem de Carazinho, no Rio Grande do Sul, para São Paulo (Crédito: Reprodução/ Redes Sociais)

O casal brasileiro preso no Líbano com 1 quilo de cocaína no estômago pode pegar até oito anos de prisão. Segundo o site Jornal Líbano, Igor Antônio dos Santos Cabral, de 26 anos, e Juliana Nunes do Nascimento, de 31 anos, foram detidos no final de dezembro, cada um deles com 500 gramas da droga.

Publicidade

O veículo afirma que a detenção dos brasileiros ocorreu quando chegavam de um voo que saiu do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), com escala em Doha, no Catar. Ainda não se sabe se o casal embarcou com a substância do Brasil ou se a receberam após o segundo voo. 

O G1 conversou com a advogada Aieda Muhieddine, associada ao Instituto Kanoun de Direito Comparado Brasil-Líbano, que esclarece que ambos, se condenados, terão que cumprir a pena em território libanês, uma vez que o país não tem acordo de extradição com o Brasil. Em 2002, Brasil e Líbano chegaram a celebrar um acordo bilateral de extradição. Porém, o documento nunca foi aprovado pelo país libanês.

Muhieddine diz que as circunstâncias da detenção dos brasileiros são desconhecidas e que problemas econômicos no Líbano fazem com que a Justiça atue com “morosidade“. Mas que, ainda assim, é possível que o caso possa ser resolvido diplomaticamente. 

O Itamaraty afirmou que, “por meio da Embaixada do Brasil em Beirute, tem conhecimento do caso e presta a assistência cabível aos nacionais brasileiros, em conformidade com os tratados internacionais vigentes e com a legislação local“. 

Publicidade

Os brasileiros estavam desaparecidos desde o dia 18 de dezembro, após uma viagem de Carazinho, no Rio Grande do Sul, para São Paulo. Segundo a Polícia Civil, o casal está junto há dois anos.

 

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.