ruim para a população

São Paulo tem o ar mais poluído do mundo nesta segunda-feira

Céu cinzento é resultado do tempo seco, calor, e deslocamento das fumaças dos incêndios espalhados pelo país

ar
Ar de SP é o pior do mundo nesta segunda-feira – Créditos: Canva

Quem está em São Paulo pode ter reparado no céu cinzento desde a manhã desta segunda-feira, e não é por acaso: a qualidade do ar está como a pior do mundo, de acordo com o site suíço IQAir. A condição é um resultado da combinação entre tempo seco, dia de calor e fumaças dos incêndios.

Publicidade

A empresa IQAir é especializada em tecnologia da qualidade do ar, e faz um ranking de 120 grandes cidades espalhadas pelo mundo com base em dados de estações operadas por governos, organizações sem fins lucrativos.

O índice estabelece seis níveis de qualidade do ar: bom, moderado, não saudável para grupos sensíveis, não saudável, muito não saudável e perigoso. Hoje, a capital paulista aparece com registro de 160 no índice usado pelo site, superando Ho Chi Minh, no Vietnã, e Lahore, no Paquistão – respectivamente, no segundo e terceiro lugar. Tanto São Paulo quanto Lahore foram classificadas como ar não saudável para suas populações, independentemente de grupos mais fragilizados.

O ar de São Paulo

Às 7h da manhã, dados da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) apontavam para a qualidade muito ruim do ar, segunda pior da escala. A categoria se aplicava especificamente nas estações de Carapicuíba, Itaim Paulista, Osasco, na marginal Tietê, em Perus e em Santana.

No interior do estado, não é diferente. Jundiaí e Ribeirão Preto também estavam com a qualidade muito ruim. Esta categoria pode agravar sintomas de doenças pulmonares e cardiovasculares, e também pode provocar transtornos na população em geral.

Publicidade

Estações como Ibirapuera, Interlagos e Santo Amaro amanheceram com o nível ruim. Somente Itaquera e Mooca estavam com boa qualidade do ar nesta segunda-feira.

De acordo com a Defesa Civil, 48 municípios paulistas seguem em alerta máximo por risco de incêndio, e devem permanecer até o próximo sábado. Nesta manhã, o estado também registrou oito focos de fogo ativos.

A semana será marcada por calor e baixa umidade do ar para os paulistanos. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, as temperaturas estarão acima da média esperada para setembro pelo menos até sexta-feira (13).

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.