Condições do tempo

Sem chuvas suficientes, 45 municípios de MS enfrentam extrema seca

Mês registrou acumulado de chuva acima da média, entretanto, fluentes estão em condições graves.

sem-chuvas-suficientes-45-municipios-de-ms-enfrentam-extrema-seca
Seca registrada no Rio Paraguai em 2021. (Foto: Norberto Duarte / AFP/METSUL METEOROLOGIA)

Mesmo registrando chuvas acima da média histórica com acumulados entre 90 e 180 milímetros em abril, principalmente, nas regiões centro, sul e sudeste de Mato Grosso do Sul, cerca de 45 municípios do Estado enfrentam seca extrema ou grave. Os dados do Monitor de Secas da ANA (Agência Nacional das Águas) e catalogados pela equipe do Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), indicam que houve pouca melhora nas condições.

Publicidade

De maneira geral, são 17 cidades em seca extrema e 28 grave. Os demais, 34 municípios, estão em condições de seca moderada. Conforme o monitoramento, nenhum se enquadra na condição de seca excepcional, a pior situação ou sem seca. As regiões mais críticas continuam sendo leste e nordeste e no Pantanal.

A previsão indica manutenção do fenômeno La Niña, o que deve influenciar nas condições do tempo. Durante a atuação da La Niña tende a ocorrer uma maior frequência de massas de ar frio. Sendo assim, as chuvas devem ficar abaixo da média climatológica.

*A matéria completa você confere aqui.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.