
Mesmo registrando chuvas acima da média histórica com acumulados entre 90 e 180 milímetros em abril, principalmente, nas regiões centro, sul e sudeste de Mato Grosso do Sul, cerca de 45 municípios do Estado enfrentam seca extrema ou grave. Os dados do Monitor de Secas da ANA (Agência Nacional das Águas) e catalogados pela equipe do Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), indicam que houve pouca melhora nas condições.
De maneira geral, são 17 cidades em seca extrema e 28 grave. Os demais, 34 municípios, estão em condições de seca moderada. Conforme o monitoramento, nenhum se enquadra na condição de seca excepcional, a pior situação ou sem seca. As regiões mais críticas continuam sendo leste e nordeste e no Pantanal.
A previsão indica manutenção do fenômeno La Niña, o que deve influenciar nas condições do tempo. Durante a atuação da La Niña tende a ocorrer uma maior frequência de massas de ar frio. Sendo assim, as chuvas devem ficar abaixo da média climatológica.
*A matéria completa você confere aqui.