Ícone do site

STF elege lista tríplice para ministro do TSE

Published 04/05/2022
stf-elege-lista-triplice-para-ministro-do-tse

Prédio do Tribunal Superior Eleitoral (Créditos: Reprodução/TSE)

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) elegeu, nesta quarta-feira (4), uma lista tríplice de advogados indicados para assumir uma vaga de ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A vaga no TSE foi aberta após o ministro Carlos Velloso Filho alegar problemas de saúde e pedir para deixar o cargo em março

Os nomes com mais votos foram: André Ramos Tavares, presidente da Comissão de Ética Pública da Presidência da República, Fabricio Medeiros e Vera Lucia Santana. Os nomes serão encaminhados ao presidente Jair Bolsonaro (PL), a quem cabe a escolha final.

Na semana passada, o presidente do TSE, Edson Fachin, encaminhou ao Supremo uma lista com quatro nomes, formada por duas mulheres e dois homens.

O TSE é composto por sete ministros, sendo três do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e dois advogados com notório saber jurídico, além de seus substitutos. De acordo com a Constituição de 1988, cabe ao presidente da República nomear os dois advogados que compõem o tribunal.

 

Sair da versão mobile