Conheça os nomes

STJ indica novos ministros para compor a Corte

A escolha dos novos ministros é realizada a partir de uma lista formada em uma votação pelos atuais 30 integrantes do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

stj-indica-novos-ministros-para-compor-a-corte
Superior Tribunal de Justiça (STJ) (Crédito: Gustavo Lima)

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) definiu nesta quarta-feira (11) os nomes para duas vagas abertas na Corte desde que os ministros Napoleão Nunes Maia e Nefi Cordeiro se aposentaram. Os indicados são os desembargadores  Messod Azulay Neto, Ney Bello, Paulo Sérgio Domingues e Fernando Quadros.

Publicidade

A escolha dos novos ministros, que são de Tribunais Regionais Federais do país, é realizada a partir de uma lista formada em uma votação pelos atuais 30 integrantes do STJ. Em seguida, essa relação é entregue para o presidente Jair Bolsonaro (PL) que fará a escolha de dois nomes que serão encaminhados ao Senado Federal para submeter os candidatos a uma sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.

Dessa forma, após a aprovação na comissão e no plenário da casa legislativa, os nomeados pelo chefe do Executivo tomarão posse em sessão no Superior Tribunal de Justiça. Neste ano, uma das mudanças é que a ministra Maria Thereza de Assis Moura foi eleita como nova presidente do tribunal e o ministro Og Fernandes como o vice-presidente. A data de posse ainda não foi definida e deve ficar para o segundo semestre.