CECAP-Guarulhos

Tarcísio veta projeto de homenagem a Mamonas Assassinas em estação de trem de SP

Governador afirmou que a escolha de nomes das estações cabe somente à CPTM, e não aos deputados

mamonas
Tarcísio veta projeto que faria homenagem a Mamonas Assassinas em nome de estação de metrô – Créditos: Reprodução/ Metrô SP

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), vetou nesta quinta-feira (25) um projeto de lei que nomearia a estação de trem CECAP-Guarulhos, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, a CPTM, em homenagem aos Mamonas Assassinas.

Publicidade

A proposta, apresentada pelo deputado estadual Jorge Wilson Xerife do Consumidor (Republicanos) havia sido aprovada pela Assembleia Legislativa de São Paulo em março deste ano. O governo de SP publicou a decisão nesta quinta-feira (25) no Diário Oficial da União.

Tarcísio explicou que sua decisão foi tomada por motivos “técnicos e jurídicos”, argumentando que a escolha de nomes de estações de trem cabe somente à Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

“No que concerne ao mérito da proposição, cabe assinalar que, segundo os esclarecimentos prestados pelo Diretor Presidente da Companhia, endossado pelo Titular da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a definição da nomenclatura das estações da CPTM vincula-se a conceitos e critérios técnicos prefixados em normas administrativas da sociedade, os quais enfocam aspectos referentes às condições históricas e geográficas da região onde se localiza o equipamento”, escreveu.

Tarcísio argumentou também que “a definição da nomenclatura das estações da CPTM vincula-se a conceitos e critérios técnicos prefixados em normas administrativas da sociedade, os quais enfocam aspectos referentes às condições históricas e geográficas da região onde se localiza o equipamento”. “Também são considerados os pontos referenciais que tenham relação com a história local ou que tenham significado para a população e que sejam de aceitação popular.”

Publicidade

Como a estação foi inaugurada em março de 2018, “sua nomenclatura está plenamente consolidada, tanto local como em toda a rede metropolitana”.

A Assembleia Legislativa ainda pode derrubar o veto do governador.

Quem foram os Mamonas Assassinas?

Mamonas Assassinas é o nome de uma banda de rock brasileira da década de 90. Formada em Guarulhos em 1995, contava com a participação de Dinho no vocal, Bento Hinoto na guitarra, Júlio Rasec no teclado e Samuel Reoli no baixo e na bateria. O som do grupo era uma mistura de letras satíricas com rock, sertanejo, forró e heavy metal.

Publicidade

Seu primeiro e único álbum chegou a vender quase 2 milhões de cópias, e o futuro parecia promissor. Entretanto, todos os integrantes faleceram após um acidente aéreo ocorrido em março de 1996 na Serra da Cantareira.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.